QE 60 no segundo semestre

Terracap prepara lançamento da nova quadra, entre QE 46 e Saída Sul. Projeto está concluído e pronto para a licitação dos terrenos

Está cada vez mais próximo o lançamento de uma outra grande quadra no Guará. Em entrevista à imprensa na sexta-feira passada, 25 de agosto, o presidente confirmou a conclusão do projeto e a previsão das vendas do terreno para o segundo semestre deste ano.

No final do ano passado (2023), o projeto de implantação da quadra tinha cumprido suas últimas exigências, incluindo a mais importante delas, o registro do Plano Urbanístico no Cartório de Imóveis do Guará. As outras etapas, como a licença ambiental e a audiência pública, já haviam sido cumpridas.
De acordo com projeto registrado, a QE 60 vai ocupar mais de 290 mil metros quadrados entre a QE 46 e o Setor de Postos, Concessionárias e Motéis, ao lado do Parque Ezechias Heringer, o Parque do Guará. A quadra será 100% vertical, com prédios de até 22,5 metros de altura, ou seja, 6 andares mais pilotis e cobertura. São 107 lotes na nova quadra, sendo 92 deles para uso misto (comercial ou residencial), dois lotes institucionais e 18 lotes para cooperativas habitacionais. Outros 10 lotes serão reservados para equipamentos públicos. Com exceção dos equipamentos públicos, todas projeções serão coletivas e verticais. A previsão é que a nova quadra vá abrigar cerca de 8 mil pessoas.
O projeto prevê duas avenidas comerciais, onde se concentrará o comércio da quadra, permitindo que os moradores acessem os serviços a pé. De acordo com a Terracap, “a proposta é integrar novas unidades residenciais a uma variedade de comércio, serviços e opções de lazer, promovendo a vitalidade urbana. Esse tipo de empreendimento é projetado para atender às necessidades dos seus moradores, privilegiando os deslocamentos sem o uso de veículos automotores”. Os lotes de uso residencial vão ficar a menos de 200 metros de uma praça, ou seja, os moradores terão uma área pública a no máximo três minutos de caminhada. As estratégias de sustentabilidade ambiental incluem uma rede de ciclovias conectadas e a existência de calçadas largas e arborizadas, que privilegiam pedestres e ciclistas e desestimulam o uso de carros, reduzindo a poluição atmosférica e a emissão de gases de efeito estufa.

Cooperativas habitacionais
“A mistura de classes sociais é garantida quando se permite que lotes voltados para o mercado imobiliário formal dividam o espaço com lotes destinados a habitações de interesse social no local. Essa iniciativa contribui para a redução do déficit habitacional e das desigualdades socioespaciais com disponibilização de moradias sociais localizadas em áreas urbanas consolidadas e próximas às regiões de maior concentração de empregos, como o Plano Piloto”, explica a Terracap na apresentação do projeto.
Assim como nas novas quadras do Guará (QEs 48 a 58), a QE 60 vai ter parte dos seus terrenos entregues às cooperativas e associações habitacionais. De acordo com a Lei 3.877/2006, 40% dos terrenos ofertados pelo governo em assentamentos habitacionais terão que ser destinados aos programas de interesse social da Codhab. Mas, no caso da QE 60, não haverá destinação de lotes individuais, mas apenas coletivos, para a construção de edifícios residenciais, que ficarão sob a responsabilidade das próprias instituições.