Comunidade reunida ao ar livre

Eventos organizados pela própria comunidade se alastram pelo Guará. Melhoria na estrutura e segurança dos espaços públicos favorece a sua ocupação correta

Nu último domingo do mês, a Rua do Lazer é uma oportunidade para aproveitar o dia com várias atividades para toda a família

Os moradores do Guará retomaram um dos seus hábitos mais tradicionais: os encontros nas praças da cidade. Desde os anos 70, nos primórdios da cidade, os eventos de praça são importantes opções de lazer do guaraense. Agora, com mais investimentos na manutenção dos espaços públicos, os moradores voltaram a se animar e a organizar eventos independentes e colaborativos em várias praças da cidade. Iniciativas como a Rua do Lazer, o Lazer das Antigas, feiras de artesanato, encontros de foodtrucks, encontros de carros antigos e a Rua do Lazer formam um relevante calendário cultural na cidade. Alguns destes eventos acontecem periodicamente, como a Rua do Lazer, no último domingo do mês, na avenida central do Guará II, o Encontro de Carros, do Antigos do Planalto, em terças-feiras alternadas, no estacionamento da Administração do Guará, os foodtrucks no Cave toda sexta-feira e a contação de histórias sob um abacateiro, um sábado por mês no Lúcio Costa. Outros acontecem eventualmente, como os eventos do projeto Kombiando, de forró, música brasileira ou o Lazer das Antigas.
A partir do próximo mês, a cidade vai receber uma série de eventos para celebrar a arte feita no Guará. O Festival do Guará vai ocupar 8 praças espalhadas pela cidade, com dezenas de artistas plásticos, músicos, atores e brincantes. O Festival do Guará será realizado pela Secretaria de Turismo em parceria com a Administração do Guará e emenda parlamentar da deputada distrital Dayse Amarilio. Nas próximas semanas sai o chamamento público para os artistas interessados.

Encontro de carros antigos acontece em terças alternadas no Cave

Jogos Abertos do Guará
Um dos eventos que tenda consolidar-se neste calendário são os Jogos Abertos do Guará. Neste sábado, dia 2 de setembro, a entrequadra das QEs 20 e 22 recebe vários torneios esportivos simultâneos de jiu-jitsu, boxe, futevôlei, futebol de areia e outros. Além das apresentações culturais do Grupo Se Envolve, com um sambinha gostoso no final de tarde, e logo após o dj MicRo esquenta a pista pra Primeira Batalha de Rima num ringue de boxe de Brasília, junto com o grupo que organiza a Batalha da Estação. Ao fim, um confronto de DJs entre MicRo 061 e dj Lion. Ao longo do dia, o grupo NGolo apresentará uma roda de Capoeira, resgatando tradições ancestrais. Um grupo de circo realizará espetáculos de malabarismo, enquanto Jirlene Pascoal conta histórias para os pequenos.

Lazer das Antigas
Já na próxima semana, dia 10 de setembro, mais uma edição do Lazer das Antigas acontecerá na praça da QE 26, uma celebração da música e da cultura dos anos 70, 80 e 90, em um dia repleto de jogos, música e nostalgia. O evento contará com apresentações ao vivo da banda Rota Capital e a da banda Crazy, além dos DJs William Vinil, Rene Ricochet, Miguel e Mano Dáblio. O grupo Charme em Movimento vai oferecer aulas dos passinhos, populares até os anos 90.
A organização do Lazer das Antigas é uma colaboração entre a Kombinando Cultura e Ideias, a Confraria Diversão e Arte, a Fábrica Eventos e os Amigos da 26, com apoio da Administração Regional do Guará, do Sindicato dos Bancários e do restaurante Alecrim.

Rua do Lazer
Consolidada como o principal evento ao ar livre da cidade, a Rua do Lazer continua a reunir milhares de pessoas no último domingo do mês. A avenida Central do Guará II se transforma em um parque temporário, durante todo o dia, com a interrupção do fluxo de carros. Brincadeiras para crianças, sorteios, feira de artesanato, foodtrucks e espaço para atividades físicas ocupam a avenida. O evento deve continuar, mesmo com o início das chuvas.

Seu Juca está toda sexta-feira no CCI do Cave, ás 14h, com o Baile da Vitrola

Também no CCI
Não só as praças e avenidas são ocupadas. Há um movimento de retomada das atividades culturais na Casa da Cultura, Teatro de Arena e Centro de Convivência do Idoso do Cave. O CCI ganhou mais um dia de programação. Se às segundas e quartas, o salão está sempre cheio, agora às sextas-feiras também é dia de dançar. Comandado pelos produtores Juca Costa e Henrique Machado, o Baile da Vitrola propõe uma seleção contagiante de músicas e apresentações (com oficinas) de dança cigana. Como é tradição do CCI, a tarde ainda conta com bingo e lanche para todos os participantes.
Enquanto isso, o Teatro de Arena tem recebido grandes eventos a cada 15 dias. No fim de semana passado, o Festival Cultura Candanga, organizado pela banda guaraense Pé de Cerrado, levou um resumo da arte popular brasiliense e convidados de vários Estados brasileiros para apresentarem-se. Em setembro um grande festival internacional de reggae vai ocupar o espaço.