Escola do Guará discute o Plano Distrital da Juventude

CEM 01, ou GG, será a 12ª escola a receber audiência pública promovida pela Secretaria da Família e Juventude

Além de matemática, português e aulas de inglês, os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino do DF, também estão discutindo a próxima década de políticas públicas para a juventude e no lugar dos professores, são esses jovens que estão dando uma aula quando o assunto é democracia e participação no apontamento de propostas que impactarão a próxima geração de jovens a partir das suas próprias vivências. Foi assim para os 1.670 estudantes das dez escolas visitadas pela Secretaria da Família e Juventude do DF. Agora, o debate chega aos alunos do Centro de Ensino Médio 01 do Guará, o GG, nesta terça-feira (05), às 1oh.

O debate acerca do Plano Distrital da Juventude (PDJ) promovido pela SEFJ em parceria com a Secretaria de Educação e Coordenações Regionais de Ensino, em pouco mais de um mês de existência, já conta com mais de 100 propostas apresentadas. Uma experiência inédita para a maioria dos participantes e que aproxima as ações do Governo do Distrito Federal às pessoas que realmente usufruirão das políticas públicas a serem implantadas.

“É essencial criar uma ponte com os jovens, pois eles é que serão atingidos com as políticas públicas e sobretudo estimular a sua participação social na tomada de decisões. Está sendo uma experiência muito positiva em todas as escolas e que certamente impactará no resultado que é o PDJ efetivamente em ação com as contribuições consideradas pelos jovens”, destacou o secretário da SEFJ, Rodrigo Delmasso.

Durante os encontros, os estudantes se debruçam sobre temas como cidadania, participação social e política, garantia da igualdade, saúde, cultura, comunicação e liberdade de expressão, esporte e lazer, território e mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente, segurança pública e educação, profissionalização, trabalho e renda.

Para Taesha dos Santos , 16 anos, estudante do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho, a discussão deu voz aos jovens que puderam expressar as demandas da comunidade escolar.

”Foi uma experiência maravilhosa [participar da audiência], nós pudemos apresentar os pontos negativos e as soluções que abrange toda a comunidade escolar. Foi uma oportunidade onde os alunos puderam ter o seu momento de fala”, afirmou.

O que é o PDJ

O Plano Distrital da Juventude – PDJ consistirá em ser o instrumento de planejamento, gestão, integração, e consolidação dos direitos da juventude do Distrito Federal, dispostos no Estatuto da Juventude do Distrito federal, instituído pela Lei Distrital nº 6.951, de 20 de setembro de 2021, para ser executado pelos órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Distrito federal que atendam esta população com vigência decenal.

A Secretaria da Família e Juventude iniciou o cronograma de audiências em julho com reuniões com a juventude partidária, alunos dos Centros de Juventude,  representantes religiosos e de movimentos sociais.

A Secretaria já ouviu estudantes do ensino médio do Gama, Santa Maria, Sobradinho, Planaltina, Itapoã, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Recanto das Emas, Incra e Samambaia.

Veja, abaixo, o calendário de audiências da semana

→ 4/9 – CEM Urso Branco (Núcleo Bandeirante)
→ 5/9 – CEM 01 do Guará
→ 5/9 – CEM Paulo Freire (Plano Piloto).

Quem não puder participar presencialmente, poderá indicar as suas propostas participando da Consulta Pública online pelo link: https://bit.ly/3O2RNsK

A Secretaria da Família e Juventude iniciou o cronograma de audiências em julho com reuniões com a juventude partidária, alunos dos Centros de Juventude,  representantes religiosos e de movimentos sociais.