Alunos do Guará contribuem com Plano Distrital da Juventude

Encontro no GG reuniu alunos e o secretário Rodrigo Delmasso

Quando o assunto é audiência pública, para muitos jovens soava algo entediante e pouco produtivo. Mas, esse pensamento está ficando no passado. Isso porque, a Secretaria da Família e Juventude do DF tem demonstrado nas reuniões que realiza nas escolas pública de ensino médio que debater o futuro da juventude não tem nada de chato, mas sim de importante. Não foi diferente na manhã desta terça-feira (5 de setembro), onde mais de 60 alunos do Centro de Ensino Médio 01 do Guará, o GG (QE 7), trocaram a sala de aula pela biblioteca para apontar suas demandas e propor políticas públicas que transformem a realidade dos jovens do DF.

A estudante do GG, Ágatha Alves, 17 anos, pôde participar pela primeira vez de uma reunião onde se sentiu verdadeiramente ouvida. “É raro quererem nos escutar nas palestras públicas e nessa audiência, a gente pôde ser nós mesmos, adolescentes normais dialogando com adultos e eu acho importante, porque mesmo sendo nova tenho algo a contribuir e vocês (da Secretaria) não só nos ouviram, como nos entenderam”, afirmou.

 

Debate sobre temas que afetam os jovens

A forma dinâmica proposta pela SEFJ estimula aos participantes em reunirem-se em grupos e discutirem entre si uma solução acerca de um dos 11 temas de debate que incluem as áreas como cidadania, participação social e política, garantia da igualdade, saúde, cultura, comunicação e liberdade de expressão, esporte e lazer, território e mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente, segurança pública e educação, profissionalização, trabalho e renda.

A iniciativa é inédita e vislumbra um futuro diferente na formulação de políticas públicas para a população jovem com mais integração e escuta ativa.

“Não podemos nos contentar na formulação de projetos para a sociedade dentro do gabinete, é necessário ouvir quem de fato será impactado pelas políticas públicas. O governador Ibaneis Rocha possui um olhar especial para a nossa juventude e estamos empenhados em tranformar a realidade do jovem do DF. Sabemos que não será do dia para a noite, mas temos um compromisso de fazer algo diferente e em conjunto com a juventude. Essa construção é fundamental para o sucesso dos programas de Governo”, destacou o secretário Rodrigo Delmasso, morador do Guará.

O GG foi a 12ª escola a receber o debate acerca do Plano Distrital da Juventude (PDJ) promovido pela SEFJ em parceria com a Secretaria de Educação e Coordenações Regionais de Ensino, já conta com mais de 100 propostas apresentadas durante as dinâmicas realizadas nas escolas visitadas. Uma experiência inédita para a maioria dos participantes e que aproxima as ações do Governo do Distrito Federal às pessoas que realmente usufruirão das políticas públicas a serem implantadas. Quase dois mil estudantes já foram ouvidos.

“Eu achei muito bom. Foi uma conversa com  temas que não são muito abordados conosco. A audiência foi mais participativa , com interação,  e isso foi que chamou a atenção porque de início eu não levei fé quando falaram que participaríamos. Deu voz pra gente e que não será somente o governo que vai decidir mas nós também”, destacou Marcus Vinícius, 17 anos, um dos alunos participantes.

 

O que é o PDJ

O Plano Distrital da Juventude – PDJ consistirá em ser o instrumento de planejamento, gestão, integração, e consolidação dos direitos da juventude do Distrito Federal, dispostos no Estatuto da Juventude do Distrito federal, instituído pela Lei Distrital nº 6.951, de 20 de setembro de 2021, para ser executado pelos órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Distrito federal que atendam esta população com vigência decenal.

A Secretaria da Família e Juventude iniciou o cronograma de audiências em julho com reuniões com a juventude partidáriaalunos dos Centros de Juventude,  representantes religiosos e de movimentos sociais.

Quem não puder participar presencialmente, poderá indicar as suas propostas participando da Consulta Pública online pelo endereço:  https://bit.ly/3O2RNsK