Dia 25 de outubro será a vez da comunidade escolar eleger os novos diretores e conselheiros escolares das 758 escolas públicas do Distrito Federal. A eleição terá o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do DF, que emprestará urnas de lona e cabines de votação, também auxiliará no treinamento de servidores da secretaria que serão multiplicadores junto aos mesários e escrutinadores. No Guará, 28 escolas públicas vão escolher seus novos gestores para os próximos três anos, de 2024 a 2026.
Vão poder votar os estudantes matriculados em unidade escolar da rede pública, a partir de 13 anos e frequência superior a 50% das aulas no bimestre anterior; estudantes matriculados em escolas técnicas e profissionais em cursos de duração não inferior a seis meses e com carga horária mínima de 180 horas, com frequência superior a 50% das aulas no bimestre anterior; matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com frequência superior a 50% das aulas no bimestre anterior; matriculados em cursos semestrais, com idade mínima de 13 anos e frequência superior a 50% das aulas no semestre em curso,; mães, pais ou responsáveis por estudantes da rede pública de ensino, os quais terão direito a um voto por escola em que estejam habilitados para votar; servidores efetivos da carreira de magistério público do Distrito Federal em exercício na unidade escolar ou nela concorrendo a um cargo; servidores efetivos da carreira assistência à educação, em exercício na unidade escolar ou nela concorrendo a um cargo, professores contratados temporariamente pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) em exercício na unidade escolar por período não inferior a dois bimestres.
Comunidade escolar escolhe diretores das escolas públicas
Alunos, pais e professores vão votar em candidatos a gestores das escolas públicas no dia 25 de outubro. No Guará, são 28 escolas