Comunidade guaraense vai discutir PDOT

Moradores vão ter oportunidade de discutir e conhecer o plano que vai interferir na política territorial da cidade, em dois encontros

O Plano Diretor de Ordenamento Territorial está em fase de recolhimento de sugestões junto às comunidades pelo Governo do Distrito Federal. Já se sabe que, possivelmente, o assunto só entrará em pauta na CLDF em 2024. Por isso a Comissão em Defesa do Meio Ambiente do Guará prepara um grande debate de ideias e sugestões dos moradores para apresentar ao governo. A palestra com nomes renomados da OAB-DF, acontecerá no próximo dia 12 de setembro terça-feira, às 19h30, na Escola Técnica do Guará, com a participação do advogado e presidente da subseção da OAB/DF de Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Way, Igor Teles; do advogado e especialista em regularização fundiária, Felipe Bayma; e do presidente da Comissão de Direito do Meio Ambiente da OAB/DF, Rômulo Nagib.
Segundo a presidente da Comdema Guará, Liane de Moura Fernandes Costa, “o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) é o instrumento básico da política territorial e de orientação aos agentes públicos e privados que atuam na produção e gestão das localidades urbanas, de expansão urbana e rural do território do Distrito Federal. Sendo assim, por meio da participação na revisão do PDOT, a sociedade civil tem uma maneira de contribuir para o futuro do Distrito Federal”.
Discussão intensa com a comunidade
Para que a população possa participar ativamente do processo de revisão do PDOT, 53 oficinas serão promovidas para estudar, discutir e debater o planejamento do DF pela próxima década. A oficina do Guará será realizada no dia 23 de novembro.
Com o objetivo de envolver mais a comunidade na discussão, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente do Guará (Condema Guará) está organizando a primeira palestra sobre PDOT e tem como público alvo a comunidade com vistas à promoção de engajamento para novas discussões e preparação para a oficina que o GDF realizará.