Chapa única na eleição do Conseg Guará

Danielle, Alissom e Igor encabeçam a chapa

Por Zuleika Lopes

Peça fundamental no planejamento da segurança pública das cidades, os Conselhos de Segurança Comunitária ainda são poucos conhecidos e frequentados pela população em geral. Este ano será a renovação das diretorias do Conseg e o do Guará terá chapa única, porque o atual presidente, Marcelo Cassiano, não concorrerá à reeleição.
Danielle Cristine Carvalho é a candidata a presidente e tem Igor de Castro, como vice, Shirleidson Moisés de Oliveira Junior e Alisson Tony Rodrigues dos Santos para primeiro e segundo secretários e Dayane Carvalho de Lima para Diretor Comunitário.
Diferente da eleição dos conselheiros tutelares, para votar para o Conseg o morador terá que se cadastrar na Secretaria de Segurança até o dia 26 de setembro. Para votar nas chapas, o eleitor deverá realizar um cadastro prévio que já está disponível no site da SSP-DF. O processo é simples e rápido. No cadastro, o interessado deve anexar o título de eleitor, um documento oficial com foto e o comprovante de residência.
O eleitor deve possuir domicílio eleitoral no Distrito Federal na área de abrangência do Conseg para o qual pretende votar. O voto é facultativo, sigiloso e voluntário. Para acessar o sistema de cadastro é preciso ter uma conta no serviço de autenticação do Governo Federal (GovBr).

O que é o Conseg
Os Consegs são canais de participação popular de caráter consultivo e deliberativo pelos quais a população pode auxiliar os órgãos de segurança pública do Distrito Federal, encaminhando as demandas de cada região às autoridades governamentais. São órgãos de participação voluntária e sem fins lucrativos, que têm como finalidade estimular a participação da comunidade no processo político que impacta diretamente na segurança da região do conselho, sugerem programas para estimular maior produtividade dos agentes de segurança pública, incentiva a integração e a interação da comunidade com as lideranças comunitárias, com as forças de segurança pública do DF, entre outras atribuições.

 

https://sistemasexternos.ssp.df.gov.br/conseg