Brasília será sede da terceira edição dos Jogos Escolares Brasileiros 2023. As competições estão marcadas para acontecer durante os dias 26 de outubro a 09 de novembro deste ano. São esperados cerca de 6.100 atletas e 1.120 técnicos para o evento.
De forma inédita, o time de handebol do Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará, na QE 46, classificou-se para a disputa, após ficar com o vice-campeonato nos Jogos Escolares do DF.
A classificação chegou a ser colocada em risco. A organização do evento alegou que a escola guaraense não poderia participar dos jogos nacionais por não ter uma quadra profissional e por não estar localizada no Plano Piloto. A comunidade se mobilizou para garantir o direito conquistado em quadra. A classificação foi dada como segundo lugar depois de vários jogos entre escolas públicas e particulares do Distrito Federal. “No momento da nossa escola receber as medalhas de segundo lugar, com direito a participar ao lado das escolas que ganharam em primeiro lugar na liga nacional, cogitaram em excluir o Cef 10 Guará, para ceder a vaga a uma escola particular do Plano Piloto”, explica a diretora Elizabeth Caetano Neves.
“A trajetória do nosso time de handebol masculino foi árdua, mas muito gratificante. Estávamos correndo o risco de ficarmos de fora da liga nacional, mesmo tendo o direito por estar em segundo lugar. Os argumentos usados para eliminar nosso time caíram por terra, muitas pessoas se envolveram para manter a justiça que pertencia ao Cef 10. O fato é que deu tudo certo , agora estamos dentro dos jogos por direito”, conta o professor Glauber Barros, técnico dos alunos de 12 a 15 anos do Guará.
O problema que o time tem agora é conseguir os uniformes oficiais para a competição nacional e por isso estão à procura de apoiadores. Quem se interessar em apoiar o time pode doar qualquer quantia via pix (CPF 64776360187) ou entrar em contato com a diretora da escola no número 61 9884-9689.