PARKSHOPPING 40 ANOS – Um shopping para chamar de nosso

Em 1983, a população brasiliense dispunha de apenas um shopping, o Conjunto Nacional. O maior centro de compras ainda era a icônica W3 Sul e as comerciais das quadras 300 e 100, onde se concentravam as lojas de moda e de alimentação. As principais opções de lazer eram o Parque da Cidade, a Feira da Torre de TV e as salas de cinema espalhadas pelo Plano Piloto e as cidades satélites e o centro comercial Gilberto Salomão. Até que em novembro daquele ano surgiu um divisor de águas nos hábitos e costumes do brasiliense com a inauguração do ParkShopping, exatamente na Região Administrativa do Guará. De acordo com reportagens da época, era o maior shopping da América Latina. Brasília tinha pouco mais de 1 milhão de habitantes e o Guará cerca de 80 mil, a metade da população atual. A chegada do shopping alterou mais ainda a vida da então pacata cidade que ainda era satélite, porque sua população dependia do Plano Piloto e de cidades em volta para comer, comprar e se divertir com qualidade. 40 anos depois, o ParkShopping continua sendo essa referência para o guaraense.

O então presidente da República, João Batista Figueiredo, o governador do DF, José Ornellas, e o administrador regional do Guará, Francisco Brandes, prestigiaram a inauguração do shopping


O novo shopping flertava com uma arquitetura arrojada para a década de 80. A luz natural iluminava as áreas comuns, inclusive a praça central, amparada por uma enorme cúpula de vidro. O arrojo também estava na localização. Como vizinhos, apenas um hipermercado Carrefour Sul, um setor de oficinas e de garagens ainda em estruturação (Sof Sul), um estádio de futebol (Pelezão), uma rodovia que liga o Brasil de Norte a Sul e o cerrado do Planalto Central.
Em 40 anos, quase tudo mudou. O ParkShopping cresceu com Brasília e com o Guará. O centro de compras e experiências trouxe novas marcas, nacionais e internacionais para a região Centro-Oeste. Foi precursor, na cidade, de um conceito contemporâneo que prezava pelo bem-estar e disponibilizava entretenimento, além de opções diversificadas de consumo.
São muitos os motivos para celebrar as quatro décadas. Ao longo delas, o ParkShopping protagonizou dez expansões, incluindo o ParkShopping Corporate. Atualmente, o shopping abriga 400 lojas – eram 120 lojas na inauguração -, registrou um fluxo de 11,2 milhões de visitas em 2022 e deve aumentar em pelo menos 10% em 2023, e é responsável pela geração de cercva de 5.500 empregos, diretos e indiretos. Hoje, o shopping mais completo do DF está cercado por equipamentos de mobilidade, por um novo polo hoteleiro, um próspero e crescente bairro que também tem Park (ParkSul) no nome e um shopping de decoração (CasaPark).
São 40 anos de evolução, internas e externas. Recentemente, o GDF anunciou investimentos em infraestrutura para os atuais 11 mil habitantes do Park Sul. As intervenções na região, que vive grande expansão residencial, incluem drenagem pluvial, pavimentação e sinalização das vias, paisagismo e implantação de mobiliário urbano, calçadas e estacionamentos públicos. Projeções revelam que a região continuará crescendo e, em 15 anos, terá 35 mil habitantes.
Brasília se desenvolveu, superou as melhores expectativas de JK e seus candangos. Com 63 anos, é a terceira maior capital do País, o terceiro maior centro de consumo do Brasil, a maior cidade do mundo construída no século 20. Estudo feito pelo Governo Federal aponta que a capital é um dos cinco melhores ambientes de negócios do País, sedimentando a vocação da cidade. Brasília é terra de oportunidades, de geração de emprego, renda e desenvolvimento. Brasileiros vindos de todas as partes do Brasil continuam a chegar e somar aos 2,8 milhões de habitantes do DF, contabilizados pelo Censo Demográfico 2022. “A capital acolhe os que sonham em prosperar por aqui, sempre acolheu. O ParkShopping tem um legado com a cidade e está preparado para entregar muito mais nos próximos 40 anos de história”, observa Natália Vaz, superintendente do PKS.

40 anos de atrações

Palco de atrações culturais e exposições que colocaram Brasília no cenário da arte e do entretenimento, o ParkShopping está marcado na memória afetiva dos brasilienses. Entre as experiências recentes, Beyond Van Gogh e Dinossauros do Brasil em 2022; Oscar Niemeyer – Linhas e Luzes, em 2023. “Trazer o que fica gravado na história da cidade está no DNA do PKS. É gratificante perceber que os clientes jamais esqueceram da Boneca Eva, dos Golfinhos de Miami, do Castelo da Disney, das exposições Corpos e Tittanic, do Cirque Du Soleil e do ParkFashion. O feedback deles é reflexo da relevância do PKS nesse contexto também”, acrescenta Natália.
E quem não lembra da chegada do complexo de cinema no ParkShopping, em 1988? O conjunto de salas para exibição de obras da sétima arte foi o primeiro inaugurado em um shopping center no Brasil! A arquiteta Eleonora Galvarros Bueno Ribeiro, 70 anos, cliente do ParkShopping desde a inauguração, lembra. “É o shopping referência na cidade. É meu destino para compras, para estar na moda, para comprar artigos de casa, para entretenimento, alimentação, tecnologia, serviços de comunicação. O ParkShopping é completo”, afirma.
Brasília é destaque no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Dados do último Atlas do Desenvolvimento Humano, apresentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revelam que o DF tem o IDH mais elevado do País (0,814). Em 1990, quando o ranking foi criado, o ParkShopping estava rumo a sua primeira década. O IDH da capital era de 0,616. “Temos também a maior renda domiciliar per capita quando comparamos com os 26 estados brasileiros. Lidamos com um consumidor extremamente exigente, que busca novidades, que viaja, que deseja ser surpreendido. Trabalhar para esse público é buscar a excelência incansavelmente”, pontua a superintendente do ParkShopping. “Temos clientes que eram crianças na inauguração, e hoje trazem os filhos. Os que eram jovens circulam pelo shopping com os filhos e netos. E tem os que chegaram na cidade posteriormente e escolhem o ParkShopping para compras, para se distrair e ter novas experiências. Nosso público é diversificado, mas sempre antenado ao novo”, completa.
Tudo o que ocorre no ParkShopping tem o olhar atento do mais antigo funcionário do centro de compras e experiências. João Boanerges é supervisor de segurança. Ele conta que, desde 1987, quando foi contratado, tem vivido momentos gratificantes e de realização profissional. “Tive oportunidade de crescimento. Tudo o que sei da minha profissão, aprendi no ParkShopping. Ele me formou e me transforma todo dia. Trabalho em um lugar obstinado em fazer as pessoas felizes, em proporcionar encanto. São inúmeras as vezes que me emocionei com a emoção das pessoas nos eventos que realizamos”, revela Boanerges. E lá se vão 36 anos de laço entre ele e o PKS. “Muitas pessoas brincam comigo. Afirmam que não passo nem na frente do PKS quando estou de folga. Quando não estou trabalhando, sou cliente e venho comprar, passear, me divertir com a família. É assim”, diz.

Inovação e Transformação

Para celebrar os 40 anos, mais de R$40 milhões foram investidos em obras internas e externas. Troca do piso, forro, novo mobiliário, projeto de iluminação e paisagismo, além de um parquinho indoor, estão inclusos no projeto de revitalização das áreas comuns do ParkShopping. “Festejaremos os 40 anos entregando a Brasília um shopping conectado às tendências mundiais do setor, com um equipamento mais moderno e confortável que estimula encontros e experiências memoráveis”, garante Natália Vaz.
De acordo com a superintendente, o ParkShopping tem se transformado em um espaço inclusivo e ambientalmente sustentável, como a estação de tratamento de esgoto, que trata 100% do esgoto produzido no shopping. “Consumimos água limpa da Caesb e a nossa ETE permite descartarmos água tratada no sistema de esgoto da cidade. Reaproveitamos o que tratamos para regar nossos jardins”, revela Carlos Alberto Silva, gerente de Operações.
Uma das novidades recentes é que o ParkShopping foi o primeiro shopping no Brasil a implantar a entrada para o estacionamento interno 100% free flow, tecnologia, adotada em rodovias dos Estados Unidos, Chile e em países da Europa, que é uma tendência em mobilidade, que consiste na leitura automática das placas dos veículos, sem que o cliente precise retirar tickets na entrada do estacionamento. Para usar a facilidade, basta o cliente cadastrar, no aplicativo Multi, as placas dos veículos e um meio de pagamento. Anna Aimée Codeço, gerente de Marketing, explica que o objetivo da ferramenta é melhorar a jornada dos clientes.

Preocupação social

Na área social, o shopping oferece uma feirinha de adoção de cães e gatos realizada dentro do ParkShopping em parceria com o Abrigo Flora e Fauna e a ONG Eu Amo Eu Cuido. Desde o início do projeto, em 2021, até 2023, 903 animais foram adotados na feirinha. “São 903 animais tirados das ruas. 903 animais que agora têm um lar. É emocionante tocar projetos que agregam, que transformam, que unem forças”, afirma Anna Aimée. “Executamos campanhas que convidam o público a participar ativamente com a solidariedade no decorrer do ano. Os recursos arrecadados em bilheteria de eventos são destinados a instituições que atendem crianças, mulheres, idosos, moradores de rua”, completa.
Há ainda a implementação de iniciativas que permitem que o ParkShopping se torne cada dia mais sustentável, como o de coleta de lacres e tampinhas que beneficiam o Centro Santo Aníbal (no Guará) e o Pata na Tampa DF, um plano de resíduos sólidos que minimiza o impacto ambiental do lixo produzido nas dependências do ParkShopping e muitos outros projetos.

Momentos incríveis que marcaram os brasilienses

Arte, moda e cultura sempre têm espaço garantido no ParkShopping, que realiza frequentemente exposições e eventos inéditos na cidade. Entre os eventos destacados por Anna Aimée, da lista de sucessos de público e recorde de visitação está a exposição Eva. Quem se lembra da Boneca Eva – Viagem Fantástica ao Corpo Humano, uma mostra interativa e imersiva instalada no estacionamento do shopping, ainda na década de 80? Durante a exposição as pessoas podiam visitar a Boneca Eva por dentro para saber como funcionava o interior de um corpo humano.
Ainda na mesma lista e na galeria de orgulho dos colaboradores, alguns natais ocupam um lugar especial. É o caso do Mágico Castelo da Disney, que eternizou o Natal do ParkShopping e dos brasilienses, em 1997. Uma estrutura realmente digna da parceria com a companhia especializada em encantar o público e que trouxe um pedaço da Disney para a capital do país. Inesquecível também foi o desafiador e deslumbrante Natal elaborado juntamente com a Swarovski em 2005, que marcou a data de forma emblemática e igualmente encantadora.