Festival do Guará convoca artistas para apresentações em praças

Artistas do Guará vão se apresentar em 8 praças da cidade. Escolha será feita por chamamento público

foto-Robson-Caffe

Em 2024 as praças do Guará serão a vitrine da produção cultural da cidade. Artistas selecionados por chamamento público se apresentarão em 8 praças da cidade, em uma parceria da Secretaria de Turismo, Administração do Guará, Instituto Latino América e o Conselho Regional de Cultura do Guará, com recursos oriundos de emenda parlamentar da deputada distrital guaraense Dayse Amarílio.
Em cada praça, ao fim da tarde, apresentam-se três atrações artísticas do Guará e artistas plásticos farão intervenções estéticas no espaço público. Uma oportunidade para os moradores e visitantes vivenciarem a arte feita no Guará, além de conhecer os artesãos e os foodtrucks locais.
O Festival do Guará será lançado no dia 25 de novembro, às 17h, em frente à Administração Regional da cidade. As inscrições estarão abertas de 2 de dezembro de 2023 a 19 de janeiro de 2024no site www.doguara.com.br. As apresentações acontecem nos sábados de fevereiro e março de 2024.
Podem participar artistas de qualquer linguagem. Artesãos e foodtrucks podem se cadastrar na Administração Regional do Guará para participar do projeto.

Lançamento
No dia 25 de novembro, o Festival do Guará será apresentado à população com apresentações icônicas de artistas guaraenses. Sobem ao palco, ao lado da Administração Regional do Guará, ao pôr-do-sol, o violeiro Claudivan Santiago, o bluesman Bartô Blues e a guitarrista de jazz Marlene Souza Lima.
Claudivan Santiago irá apresentar grandes clássicos da música caipira, instrumentais e também canções autorais. Além de cantor e violeiro, Claudivan Santiago é compositor, multi-instrumentista, escritor, jornalista, produtor musical e arranjador, com cinco álbuns autorais gravados. No currículo, traz gravações em parceria com Sérgio Reis e Tiririca, e o prêmio nacional de Melhor CD Instrumental de Viola Caipira em 2013 com o álbum Viola Pura Viola. O compositor, vocalista e guitarrista Bartô Blues propõe uma vivência da diversidade cultural brasileira e musical através da interpretação das canções de blues e rock em português e inglês e composições próprias contagiantes. Marlene Souza Lima é guitarrista, violonista, compositora e arranjadora. No repertório músicas autorais que tem pitadas de jazz em ritmos brasileiros. Também releituras para temas consagrados do jazz e bossa nova. Música instrumental para contemplar e dançar. O artista plástico convidado para o lançamento é Wilker Neros, um artista multidisciplinar especializado em realismo e interacionismo, co-fundador do coletivo Conexão 290. Durante o evento, Neros presenteará a cidade com um painel inédito nas paredes externas da Administração do Guará.

A cultura guaraense
A cultura é um dos grandes tesouros do Guará. A cidade foi a primeira a ter uma Casa de Cultura no Distrito Federal, foi a primeira a organizar o seu Conselho Regional de Cultura e a primeira a realizar a eleição para Gerente de Cultura, e é a precursora de vários movimentos culturais na capital da República. É esta a região administrativa que mais exporta talentos artísticos e é também a que mais recebe eventos comunitários de cultura.
O planejamento urbano do Guará favorece o convívio entre os moradores, todas as suas quadras possuem praças e amplas áreas verdes, além de calçadões, pontos de encontro comunitário, quadras poliesportivas, campos sintéticos e outros equipamentos que favorecem o convívio e possibilitam a realização de eventos comunitários.
O Festival do Guará nasce para valorizar a cultura local, gerar renda e oportunidades aos nossos artistas e agregar ainda mais a comunidade. É uma oportunidade de mostrar ao mundo nossos artistas e a arte feita aqui, enquanto acontecem ações culturais comunitárias. É realizar eventos para os moradores próximos, enquanto registramos todas as apresentações para mostrar ao mundo o que a cidade produz.