Operador vítima de roçadeira na QE 50 tinha 65 anos

Acidente aconteceu no sábado, ao meio dia, nas quadras novas do Guará. Ele morreu na hora

Foi enterrado na manhã desta segunda-feira, 11 de dezembro, no cemitério de Taguatinga, Domingos Aguiar, 65 anos, que morreu ao meio dia do sábado, 9 de dezembro, ao ser atingido por uma roçadeira quando cortava o mato nas quadras novas do Guará (QEs 48 a 58).

Domingos tinha se aposentado há dois meses, mas voltou a trabalhar para a empresa Garden & Concreto, porque, segundo familiares, se sentia útil e com saúde. A empresa é contratada pela Novacap para prestar serviços de condutor de trator com roçadeira. Ele deixa esposa, duas filhas adultas, 12 irmãos e o pai, Domingos Machado, 97 anos.

 

Como foi o acidente

O acidente fatal teria acontecido quando a roçadeira parou de funcionar ao ter um vergalhão de aço enroscado na sua hélice. Domingos desceu do trator que carregava a roçadeira e tentou tirar o vergalhão, quando a máquina se destravou e caiu sobre ele, que morreu na hora.

De acordo com o irmão de Domingos, Jesuito Aguiar, na análise preliminar dos peritos do Insituto Médico Legal (IML) no local do acidente, teria sido constatada uma falha mecânica na roçadeira, mas somente um laudo técnico pode definir as causas do possível defeito.

“Meu irmão era um camarada alegre, trabalhador. Muito trabalhador. Trabalhava na empresa havia mais de 20 anos. E aí vem essa fatalidade. A gente perdeu um irmão querido. A empresa gostava muito dele. Gostava e gosta. O apelido dele era até Risadinha. Gostava muito de dar bom dia a todo mundo. Ele me deu bom dia no sábado”, contou. Domingos também gostava de sair e se divertir.

A irmã, Elizângela Machado de Aguiar Pires, 50, diz que a a família está muito abalada. “Nosso sentimento é de revolta e de indignação, por conta de uma negligência, de uma falta de responsabilidade, com a vida do trabalhador. Então a gente sente essa perda repentina”.

Em nota, a Novacap lamenta o acidente fatal e aguarda a conclusão do laudo pericial para definir que providências tomar. Veja a nota:

“A Novacap lamenta o ocorrido e se solidariza profundamente com os familiares da vítima. A companhia aguardará a empresa terceirizada apurar o fato e apresentar o relatório da perícia, para maiores esclarecimentos”.

A empresa Garden ainda não se manifestou sobre o acidente.