Casa da Cultura divulga pesquisa

A Gerência de Cultura, ao longo dos últimos dois anos, empreendeu uma pesquisa cultural para mapear as preferências e necessidades da comunidade local. O estudo oferece uma visão abrangente dos hábitos culturais na cidade, que irão embasar a formulação de políticas públicas mais alinhadas com a realidade e anseios da população.
Desde os primeiros estágios da pesquisa, ficou evidente que a diversidade cultural é um dos pontos fortes. As respostas abordam uma ampla gama de tópicos, desde atividades de lazer até preferências em eventos culturais e a percepção dos pontos turísticos locais.
A maioria dos entrevistados (65%) declarou que ouvir música é a atividade preferida nas horas vagas. Em seguida, vêm assistir filmes e TV (56%), ir a shows (56%), ir ao cinema (46%) e participar de festas populares (43%). A leitura de livros também figura como uma atividade significativa, com 43% das respostas.
A Feira do Guará foi apontada como o ponto turístico mais visitado, obtendo impressionantes 71% das respostas. Outros locais, como o Complexo do Cave, também atraíram a atenção significativa da comunidade. Interessantemente, a pesquisa revelou pontos menos visitados, incluindo o Arco da Cultura da Feira do Guará, o Kartódromo e o Teatro de Arena do Guará.
A pesquisa abordou as preferências em relação a cursos e oficinas, destacando que a música lidera com 73%, seguida por dança (57%), línguas (54%), desenho (51%), teatro (48%) e artesanato com pintura em tela (45%).
A comunidade demonstrou um forte apreço pelo cinema brasileiro, com 82% dos entrevistados afirmando que costumam assistir a filmes nacionais. Durante o período de isolamento social, 48% consideraram essencial o papel da arte e da cultura, enquanto 82% afirmaram assistir a filmes como uma atividade predominante, seguida por música (76%), lives (43%) e livros (46%).
“A Gerência de Cultura permanece comprometida em utilizar esses insights para moldar iniciativas que celebrem a riqueza cultural de nos e promovam um ambiente inclusivo e vibrante para todos os cidadãos”, explica o gerente Julimar dos Santos.