Vem aí a bolsa universitária

Programa, em parceria com universidades particulares, prevê o atendimento a 1 mil jovens de 15 a 29 anos no início, de acordo com o Secretário da Família e da Juventude, Rodrigo Delmasso

Jovens do Distrito Federal com idade entre 15 e 29 anos poderão ingressar em universidades particulares com 100% das mensalidades pagas por meio do programa Bolsa Universitária, que está sendo criado pela Secretaria da Família e da Juventude, comandada pelo ex-deputado distrital Rodrigo Delmasso, morador do Guará . O programa será destinado a uma parcela dos 175 mil jovens do Distrito Federal que nem trabalham e nem estudam, os chamados “nem nem”, e que não tem poder aquisitivo para “bancar” uma universidade particular
O programa Bolsa Universitária vai custear cerca de 50% das mensalidades e a universidade interessada em aderir ao projeto arcará com a outra metade. “O projeto agora depende da aprovação da Câmara Legislativa, que esperamos que seja rápida. Há uma demanda de jovens que precisam dar continuidade aos estudos e também ingressar no mercado de trabalho”, afirma o ex-deputado.
Delmasso calcula que o programa deve ser iniciado com cerca de 1 mil jovens e ir crescendo com o tempo e a adesão de mais universidades. Para ele, as universidades serão beneficiadas porque vão disponibilizar as vagas que não forem preenchidas e ainda vão receber metade da mensalidade com o repasse do governo.
Mas o programa não é aberto a todos os jovens. Os critérios para se inscrever são: estar cadastrado em qualquer benefício do governo, o que comprova a carência financeira, ter entre 15 e 29 anos e estar formado no ensino médio.

Jovens na política
Outro programa anunciado por ele é o de mobilização para filiação eleitoral dos jovens do DF, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), a Secretaria da Família e Juventude (Sejuv-DF) e a Secretaria de Estado e Educação (SEE-DF) irão até as escolas para reunir os estudantes e incentivá-los a desfrutar de seu dever cívico, formando sua representação com os grêmios estudantis. Com a mobilização e o lançamento do TRE, queremos realizar uma ação conjunta para incentivar o jovem, a partir de 16 anos, a tirar seu título de eleitor, que é o exercício pleno da sua cidadania”, explica.
No balanço que faz do primeiro ano à frente da Sejuv, Delmasso informa que mais de 2 mil jovens do ensino médio foram ouvidos para a construção do Plano Distrital da Juventude, que poderá guiar políticas públicas futuras. Mais de 70 empresas receberam o Selo da Juventude por seu compromisso com a contratação e treinamento de jovens.