Jirlene Pascoal – Atriz e bonequeira guaraense apresenta-se com As Caixeiras no Guará neste fim de semana e no dia 2 de março, além de estrelar na tela da Globo na segunda

Por Zuleika Lopes
Seus cabelos longos e ruivos, seu automóvel que é uma relíquia, seus passos calmos, seu sorriso cativante, demonstram tudo o que a artista, ou multiartista, atriz, bonequeira, oficineira, radicada no Guará, é para nossa cidade, para o país e quiçá para o mundo.
Jirlene Pascoal é um misto de tudo o que um artista deve e precisa. Agora, colhe os frutos plantados após anos de carreira. Nesta sexta e sábado, 16 e 17 de fevereiro, ela estreia mais uma temporada d’As Caixeiras, com a Trilogia dos Afetos.
E na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro, é a estreia nacional do filme A Flor da Idade, na Tela Quente da Globo, logo após o Big Brother. Jirlene interpreta a melhor amiga da protagonista.

Atriz, Bonequeira, Oficineira


Jirlene atua há 36 anos no campo das artes cênicas em Brasília – desde 1987. Concluiu o Curso Técnico de Teatro na Casa dos Artistas. Moradora do Guará há mais de 40 anos, Jirlene Pascoal é umas das artistas mais ilustres e ativas de sua comunidade, sendo reconhecida pela sua prolífica e intensa produção artística em teatro, música, poesia e culturas populares. Realizou e ministrou diversas Oficinas teatrais e participou de vários grupos de teatro do DF.
É integrante da Ciartcum, de Taguatinga participou do grupo Roupa de Ensaio, de Samambaia, do Grupo depois das Cincos , atuando como atriz convidada no Grupo Pira Mundo.
É ministrante de oficinas e artista do projeto Roda de Mulheres, do Instituto Arcana, desde 2000, realizando trabalhos em várias instituições sociais.
Participou de inúmeros projetos com a Cooperativa Brasiliense de Teatro. Participa como declamadora de poesia e apresentadora em diversos eventos da cidade, como o Sarau Tribo das Artes, Sarau Complexo, Sarau Psicodélico, Feira do Livro, Sarau Cultural Versando os Tons, Café com Letras, Sarau do Veronica, Sarau Mulheral, T Bone, entre outros.
Jirlene Pascoal foi uma da fundadoras do grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas, que pesquisa e apresenta espetáculos no campo do Teatro de Formas Animadas, com o qual desenvolve trabalhos até os dias atuais. Também atua como coordenadora de projetos e ministrante de oficinas. Com As Caixeiras montou e apresenta os espetáculos Trilogia “Coisas de Mulher” (2007) e “Caixa de Mitos” (2010) – ambos com direção do grupo, “De Outro Jeito” (2011) direção de Marco Augusto, “Volúpias” (2015) direção de José Regino, “Tecendo Volúpias” (2016) direção de Catarina Aciolly, “Cabeças Vorazes” (2017) direção de Izabela Brochado, Trilogia “Enquanto Houver Amor eu Me transformo” (2021) direção do grupo.


Em 2016, com As Caixeiras, ganhou o Prêmio Funarte Myriam Muniz de Montagem Teatral, realizando a pesquisa, montagem e apresentações do espetáculo Cabeças Vorazes. Também com As Caixeiras em 2017, montou e apresentou o espetáculo Tecendo Volúpias nas cidades de Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Salvador. O espetáculo recebeu o Prêmio SESC do Teatro Candango de Melhor Trilha Sonora. Em 2018, atuou no curta-metragem “Presos que Menstruam”, com direção de Alisson Sbrana. O filme recebeu o 23º Troféu Câmara Legislativa do DF de Melhor Atriz para o Elenco Feminino, eleito pelo Júri Oficial do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Em 2019, fez a coordenação geral e a gestão do projeto Lobeiras – Uma Ocupação Cultural do Guará. Coordenou as oficinas dos I e II Encontro de Teatro Lambe- lambe de Brasília. Em 2022, ganhou o Edital FAC com o Projeto Manutenção de grupos – As Caixeiras 15 Anos, atuando como atriz, coordenadora geral e ministrante de Oficina. E em 2023 segue pesquisando, montando e apresentando espetáculos, ministrando oficinas e coordenando projetos. E em 2023 , participou do Especial A Flor da Idade, exibido na Rede Globo em homenagem ao dia dos Idosos.

As Caixeiras no Guará
Em Trilogia dos Afetos, As Caixeiras Jirlene Pascoal, Amara Hurtadoe Mariana Baeta e desenvolveram e construíram encenações que revelam fragmentos íntimos a partir de memórias e objetos afetivos e pessoais. Para a direção das obras, que têm duração média de três minutos e são encenadas para um espectador por vez, convidaram a artista catarinense Jô Fornari.

Jirlene volta a atuar na cidade neste fim de semana com As Caixeiras, difundindo o Teatro de Lambe-lambe. As peças que serão apresentadas no Guará, dia 16 de fevereiro na praça da QI 22, e no dia 17 de fevereiro na praça da QI 16, das 18h às 19h30. No dia 2 de março elas retornam à cidade para o Festival do Guará, na QE 38, às 17h.
A agenda de comemorações, que teve início em junho de 2022, incluiu circulação nacional e local, de peças do repertório, vídeo comemorativo, acervo digital, novos espetáculos e oficinas.