NOVA AVENIDA ARBORIZADA

Governador Ibaneis veio ao Guará lançar o Programa de Arborização, que vai plantar 100 mil mudas nativas no DF em 2024. Projeto começa nas quadras da cidade

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, na manhã do sábado passado (24 de fevereiro), o Programa Anual de Arborização de 2024. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o plantio de árvores nas regiões administrativas do Distrito Federal. O governador Ibaneis Rocha deu início ao plantio das 100 mil mudas previstas para este ano com uma ação no Guará II.
As primeiras mudas começaram a ser plantadas nas quadras QEs 48 a 58, que têm recebido, nos últimos anos, obras complementares de infraestrutura. O governador destacou a alegria em iniciar o programa na cidade. “Essas quadras do Guará têm recebido grande atenção de todo o governo. Temos trabalhado arduamente para completar toda a urbanização dessa região e atender a todos os pedidos. Tenho um carinho especial pelo Guará, pois morei aqui durante muitos anos”, disse Ibaneis Rocha.


O DF está entre as Unidades da Federação mais arborizadas do país. O índice de área verde registrado na capital é quatro vezes maior que o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de 12 m² por habitante, fato destacado pelo governador durante o evento.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, enfatizou que o plano anual de arborização elaborado pela companhia é um mapeamento para atender às cidades de acordo com suas necessidades. “É uma jornada espetacular rumo aos 6 milhões de árvores plantadas. Hoje temos 5,5 milhões e vamos fechar o ano atingindo nossa meta. Isso torna Brasília cada vez mais uma cidade diferenciada sob o ponto de vista da qualidade de vida. A ideia é realizar esse plantio em todas as cidades, com plantas nativas do Cerrado, a maioria delas ipês”.

A presidente da Cooperativa Amoriguar, Teresa Ferreira, comemorou o plantio e afirmou que a comunidade já está criando grupos de mensagens para se revezar nos cuidados das mudas recém-plantadas. “Será a transformação da avenida Guará na avenida dos Ipês, acredito que será um dos pontos mais bonitos do DF. É um sonho realizado, já temos até um grupo organizando as pessoas para regar as plantinhas”.
Viveiros

As árvores são desenvolvidas no Viveiro 2 da Novacap, no Setor de Oficinas Norte, e passam por pesquisas e experimentos agronômicos. Mais de 200 espécies, das quais cerca de 60% são nativas do Cerrado. É o caso do ingá-mirim e do ingá-colar, que despontam logo em janeiro, bem como dos ipês, do jatobá-da-mata e do jatobá-do-cerrado, que florescem em junho.
A Novacap é responsável pelo plantio e manutenção das árvores, coordenando desde a coleta de sementes à implantação das mudas nas cidades e ações posteriores, como podas preventivas. O plantio feito pela população deve ser orientado por equipes técnicas do órgão para evitar prejuízos estruturais e até acidentes. O serviço pode ser solicitado pela Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, por meio do telefone 162 ou pelo site.

“Brasília é um verdadeiro canteiro a céu aberto. A cidade é bastante arborizada e a população possui um alto nível de consciência ambiental. Temos aqui quase 60 m² de plantações para cada habitante, muito mais do que o exigido pela Organização Mundial de Saúde. Continuaremos esse trabalho em todo o DF. São 2,5 milhões de mudas que a Novacap produz todos os anos e que são plantadas em nossa cidade, então para nós é motivo de grande alegria”, destacou Ibaneis Rocha.
Benefícios para a comunidade

Durante o lançamento da iniciativa, cerca de 90 mudas nativas do Cerrado foram plantadas no canteiro central da avenida de expansão do Guará II. O servidor público Tulio Moraes, morador da QE 50, enfatizou que o plantio coroa os trabalhos de urbanização executados na área. “Todos que compraram um lote aqui sonhavam com essa infraestrutura. A avenida Guará está se tornando realidade e agradecemos os esforços do Governo.” Para ele, a arborização da região era um desejo da comunidade. “Brasília é conhecida por ser uma capital verde, então é um privilégio ter dentro do nosso setor uma avenida com mudas nativas do Cerrado, árvores significam qualidade de vida também”, completou Moraes.
Considerada a expansão do Guará, o GDF investiu nos últimos anos cerca de R$ 15 milhões, com recursos da Terracap, para finalizar a pavimentação, a drenagem e o projeto urbanístico das QEs 38 a 58. As quadras receberam 9 km de vias, 25 km de meio-fio, um quilômetro de ramal de rede de drenagem, 120 bocas de lobo e 18 mil m² de estacionamento.