O programa Hackacity Guará lança a sua Incubadora de Projetos no dia 11 de março na Escola Técnica do Guará. A proposta é mobilizar moradores, empreendedores, sociedade civil e governo, a fim de levar transformação com base na Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. O programa, de iniciativa popular, terá seis meses de duração.
O Hackacity oferece espaço aberto para auxiliar empreendimentos em fases iniciais, além de ofertar serviços técnicos, mentorias e capacitações com uma perspectiva gerencial. Nos últimos anos, moradores têm se reunido para discutir o futuro da cidade e formas de contribuir para o seu desenvolvimento. Entre os assuntos de interesse, estão as melhorias nas áreas de mobilidade, gestão de resíduos, utilização de espaços públicos, valorização do comércio local e cooperação comunitária.
Em 2024, o programa relança sua incubadora de projetos, para ajudar interessados a tornar uma ideia em realidade empreendedora, como a criação de uma nova empresa, o desenvolvimento de um produto ou serviço, a melhoria de um empreendimento existente, a criação de processos inovadores ou mesmo a formação de projetos sociais.
“Diversas ideias podem ser impulsionadas com os mentores da incubadora Hackacity Guará”, afirma Cristian Pereira, gestora do Hackacity Guará, diretora-executiva do Instituto Multiplicidades e vice-presidente de Apoio e Fomento a Startups Brasileiras do IBRACHICS, exemplificando alguns projetos que pensam em soluções para a cidade como: marketplaces, tecnologias de mobilidade, energia, segurança e resíduos; negócios locais: melhoria na gestão, comunicação, precificação, entre outros; além de negócios de impacto: geração de renda da população mais vulnerável.
Inscrições gratuitas para as mentorias
Todo o processo é gratuito, com aulas presenciais e virtuais com a metodologia, desenvolvida para o Hackacity Guará, coordenada por Juliana Martinelli, considerada uma das jovens mais promissoras do Brasil, fundadora da InovaHouse3D, consultora do Instituto Multiplicidades e coordenadora nacional de Engenharia e Inovação na Cruz Vermelha Brasileira.
Qualquer pessoa que deseje desenvolver melhor um projeto pode participar, de graça. Moradores de outras cidades também podem se inscrever, mas é preciso se comprometer a frequentar as aulas e o resultado do projeto incubado seja testado ou desenvolvido no Guará.
Além das aulas regulares, às segundas-feiras, no auditório da Administração do Guará, os participantes terão acesso a mentorias com especialistas de diversas áreas, além de atendimento personalizado, para que as particularidades de cada projeto sejam analisadas e melhoradas.
“Aprender com aqueles que passaram por experiências semelhantes pode ajudar a encontrar atalhos no caminho e também mostrar o que não se consegue ver. Trazemos mentores de mercado e do governo para esclarecimentos e desenvolvimento de raciocínio para o problema em questão do projeto acelerado”, complementa Cristiane Pereira.
O Hackacity Guará é uma iniciativa do Codese-DF, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Administração do Guará, e fomento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.