População vai opinar sobre construção de novas calçadas

O administrador regional Artur Nogueira convida a população para indicar pontos que necessitam de mais acessibilidade ou manutenções preventivas

Temos construídos muitas calçadas na nossa cidade, mas queremos que a comunidade também nos ajude a indicar locais que precisam de acessibilidade”. A frase do administrador do Guará, Artur Nogueira, é um convite para os guaraenses participarem mais ativamente das obras de urbanização da cidade, além de sugerir pontos que precisam de recuperação. O investimento em acessibilidade permite que a população possa andar com mais segurança, principalmente idosos e pessoas com carrinho de bebê.
Desde o início deste ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou a construção de calçadas na cidade. Entre as áreas que receberam pavimentação para circulação de pedestres em 2024 estão a QI 03/QE 03, próximo ao Centro Interescolar de Línguas (CIL), QE 38 e a QI 20. Na próxima semana, começa uma ampla construção de calçadas na Quadra Lúcio Costa.
“Estamos de portas abertas na Administração do Guará para receber demandas referentes a construção de novas calçadas. Basta vir pessoalmente e procurar a sala da Ouvidoria. Se preferir, o cidadão também pode ligar no número 162 que terá seu pedido registrado”, esclarece o administrador regional, Artur Nogueira.

Apoio político
A responsável pela construção de calçadas no Distrito Federal é a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que recebeu pedidos do deputado federal Gilvan Máximo, padrinho do Guará, para um reforço na acessibilidade da cidade. De acordo com o administrador regional, Artur Nogueira, as solicitações foram referendas pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, e pela vice-governadora, Celina Leão.

Mais mobilidade
No fim do ano passado, a Administração do Guará construiu diversas calçadas onde antes existiam apenas trilhas deixadas pelos pedestres. Eram percursos em que os moradores passeavam com pets, cortavam caminho por áreas verdes ou utilizavam