Incubadora de projetos impulsiona o Afroempreendedorismo no Distrito Federal

Além de capacitar os empreendedores, a iniciativa abrirá portas para uma nova geração de talentos no campo da tecnologia da informação

No cenário em que mais de 14 milhões de empreendedores negros enfrentam obstáculos diários para alcançar o sucesso, uma iniciativa visionária surge para transformar realidades e impulsionar o afroempreendedorismo no Distrito Federal: o projeto “Igualando Oportunidades”.

Iniciado em janeiro, o programa visa capacitar a comunidade jovem e negra através da tecnologia da informação. Esta é uma oportunidade ímpar para empreendedores negros aprimorarem seus negócios e compreenderem como transformar projetos em realidade ou iniciar suas próprias startups.

Idealizado pelo Instituto Multiplicidades e executado pelo Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (Ibrachics), em parceria com o Ministério Público do Trabalho do DF e Territórios (MPTDFT) e o apoio fundamental da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), a incubadora de projetos Igualando oportunidades promete ser um divisor de águas para os empreendedores negros da região.

Capacitação para o sucesso

Com duração de seis meses, o projeto visa capacitar a comunidade jovem e negra por meio da tecnologia da informação e mentorias com especialistas renomados, os participantes receberão as ferramentas necessárias para aprimorar seus negócios, transformar ideias em realidade e iniciar suas próprias startups.

Em um país onde os afrodescendentes já compõem mais de 56% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a importância do afroempreendedorismo como acelerador da inclusão e progresso social é fundamental.

Ao capacitar os empreendedores negros na área de tecnologia da informação, o projeto Igualando Oportunidades não apenas abre portas para oportunidades de emprego, mas também promove a criação de negócios lucrativos e sustentáveis, contribuindo para a diversificação e fortalecimento da economia local.

Além disso, o foco no setor de tecnologia da informação é estratégico, considerando o potencial de crescimento e inovação que essa área oferece. Com a demanda crescente por profissionais qualificados nesse campo, os participantes do projeto têm a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, se destacar e contribuir para o desenvolvimento tecnológico da região.

Inscrições

A participação no projeto é gratuita e aberta a todos que tenham interesse em implementar melhorias em seu negócio ou tirar uma ideia do papel, independentemente da experiência prévia.

As atividades serão realizadas de forma híbrida ou presencial e as mentorias com especialistas, no Planetário de Brasília, conforme a disponibilidade dos participantes e palestrantes. Além disso, será possível acessar o conteúdo teórico virtualmente e assistir às palestras pelo canal do Igualando no YouTube. As inscrições podem ser feitas neste link: https://l1nk.dev/ADQlU