Projeto De Cara Nova vai eliminar lixões na cidade

SLU e a Administração visam transformar locais de descarte irregular em áreas verdes

A Administração do Guará, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbano (SLU), vai transformar antigos pontos de descarte irregular de lixo em áreas verdes. O projeto De Cara Nova teve início nesta quarta-feira (7 de março) em terreno próximo à ciclovia que liga a QE 38 às novas quadras (QEs 50 a 58). Na semana passada, o Governo do Distrito Federal (GDF) recolheu mais de 50 toneladas de entulhos, resto de obras, pneus, embalagens plásticas e móveis velhos no local.
A iniciativa prevê a recuperação total do espaço, com a plantação de mudas de árvores e grama. Outro objetivo da ação é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. De acordo com o administrador do Guará, Artur Nogueira, a QE 40 e outro ponto também na QE 38 serão os próximos espaços que receberão a ação.
“Começamos esse projeto pela QE 38, mas outras quadras também serão contempladas já nas próximas semanas. Inclusive, convidamos a comunidade a indicar novos locais que atualmente são pontos de descarte irregular de lixo, mas que podem ser transformados em áreas verdes. Basta comparecer pessoalmente à Administração Regional ou ligar no número 162”, explica Artur Nogueira.

Conscientização
Um dos principais objetivos do projeto De Cara Nova é conscientização ambiental da população. A ação visa a remoção dos resíduos, recuperação do espaço com plantio de mudas e instalação de placas orientando sobre as penalidades e o local correto para o descarte. O Guará conta com dois papa-entulhos, localizados na QE 42 e na QE 25. No fim do ano passado, a cidade também ganhou seis novos papa-lixos. Os espaços ficam na QE 38, QE 40, Polo de Moda, QI 09, QE 02 e Lúcio Costa.