Condema – Guará empossa nova comissão

Órgão é integrado por voluntários e ajuda nas políticas públicas do meio ambiente

POR HENRIQUE MACHADO

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente do Guará (Comdema Guará) promoveu a posse de seus membros nesta quarta-feira (13 de março) em uma solenidade realizada no Teatro do Guará, localizado na sede da Administração Regional da cidade. Participaram da solenidade, o administrador do Guará Artur Cunha Nogueira, o Comandante do 4⁰ Batalhão da Polícia Militar, Coronel Carlos Henrique Costa de Oliveira, o representante do secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, o chefe da Assessoria de Biodiversidade e Proteção Ambiental da SEMA, Leonel Graça Generoso, a representante da Comdema da Candangolândia, Rosane, do representante da Condema de Samambaia Marcos Lima, o conselheiro de Cultura do Guará, Henrique Machado e diversas lideranças comunitárias da cidade.
As Comdemas promovem a participação comunitária e assessoram os administradores regionais no planejamento, controle e fiscalização ambiental, visando à preservação e melhoria da qualidade de vida. Instituídas pela Lei n° 41/89 e regulamentadas pelo Decreto n⁰ 12.960/90, estão presentes em diversas cidades do país, incluindo o Guará, que estabeleceu sua comissão em 16 de fevereiro de 2024.


Quem são os membros
A Comissão de Defesa do Meio Ambiente do Guará (Condema-Guará) é formada pelos representantes da sociedade civil Liane de Moura Fernandes Costa (presidente), Carlos Pereira Soares, Simone Vaz de Holanda (vice-presidente), Lígia Vanessa Bezerra Mariano, Patrícia Calazans Oliveira, Zuleika Aparecida Lopes, Ronaldo Silvestre da Costa e Maria do Amparo Rocha da Silva. Além do membro nato, o administrador regional Artur Nogueira, e os 10 representantes dos órgãos governamentais: os servidores do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram) Camila Pacheco Castro e Silva (titular) e Sarah da Silva Barreto (suplente); dos servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA) Hugo de Carvalho Sobrinho (titular) e Leonel Graça Generoso Pereira (suplente); os servidores da Coordenação Regional de Ensino do Guará (SEE/CRE Guará) Fernanda Matheus Costa Melo (titular) e Tathiane Barbosa de Oliveira (suplente); os servidores do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) Emivaldo Batista Neto (titular) e Efigênia Lustosa Nogueira (suplente), os representantes do 4 Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal (4 BPM/PMDF) Maj QOPM Alessandro Lopes Arantes (titular) e o 1 SGT QPPMC RR Giovanni Kleber Almeida de Sousa (suplente).
O administrador do Guará, Artur Nogueira, ressaltou a importância do cuidado com o meio ambiente e ressaltou que a Comdema Guará é formada por pessoas sérias que estão comprometidas com o meio ambiente e com a cidade. “Vamos realizar um belo trabalho com a Administração, IBram e a Secretaria do Meio Ambiente. Então, eu só quero parabenizar todos os membros e que podem contar com o apoio total da Administração para o que for preciso”.

Comissão
De acordo com Leonel Generoso, as Comissões de Defesa do Meio Ambiente foram criadas ainda na década de 90 e estiveram desativadas por muito tempo. “Estamos procurando ativar as Codemas em todas as regiões administrativas. As Comissões são instrumentos das Administrações Regionais, mas com a participação da sociedade para poder trabalhar de perto os problemas de meio ambiente da cidade. E, para nós, da Secretaria do Meio Ambiente, é de fundamental importância que a gente tenha esse instrumento na ponta para que possamos ampliar o trabalho da política ambiental do Distrito Federal.”
A engenheira ambiental e civil Liane de Moura Fernando Costa, analista de sistemas ambientais da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e presidente da Comdema Guará, frisou a importância desse momento para as lutas ambientais na cidade e destacou como umas das prioridades a intensificação das ações no combate à dengue, focando em uma ampla divulgação da Educação Ambiental. “O principal objetivo é conscientizar a população sobre a correta gestão dos resíduos, que, quando descartados de maneira correta nas ruas da cidade trazem muitos benefícios para a comunidade e para o meio ambiente.”
Para a ambientalista, educadora ambiental e vice-presidente da Comdema Guará, Simone Vaz, a Comdema precisa incentivar a prática do descarte correto dos resíduos. “Além de alertar a comunidade sobre os pontos apropriados, a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal está de prontidão para nos auxiliar no que for preciso. É fundamental a participação ativa de todos os cidadãos nesse processo, adotando hábitos responsáveis em relação ao descarte de resíduos e contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e engajada”.