Tumultos Muros é uma série de intervenções artísticas de imagens em grafite e textos poéticos que foram expressas em muros urbanos de diferentes Regiões Administrativas do Distrito Federal. Ao total foram 06 obras murais encontradas nas cidades de Planaltina, Guará, Sobradinho, Paranoá, Taguatinga e Estrutural.
“Logo, Tumultos acredita na legitimidade das lutas contra coloniais e a partir de imagens e textos poéticos mantém o esforço para que tais conflitos não passem despercebidos, principalmente, considerando que a estratégia empreendida de anulação histórica foi omitir os nomes daqueles e daquelas que impuseram sua força contra aquilo a que estavam submetidos ou simplesmente apagar suas identidades, contar a história a partir do ponto de vista vencedor, uma história pela metade, uma outra história, uma grande falácia”, explica os artistas. A obra em destaque retrata parte do que foi possível capturar pelos artistas a respeito da Revolta dos Malês e se encontra em uma fachada da estação Feira localizada no Guará, ao ar livre, podendo ser apreciada por quem por ali passa.
O resultado da obra parte de uma pesquisa realizada por Juliana Lama, Kamvula Dudu e Paique Santerém a respeito de inssurreições/revoltas que foram – na América Latina, em particular no Brasil – importantes para o desenvolvimento da autonomia de povos, organizações políticas e levantes de comunidades. A memória de um povo está em seu processo de luta por liberdade, quando aqui e ali são molestados os seus direitos à terra, e por consequência à vida, acesso aos bens culturais, expressão de sua identidade, quando a investida colonialista eurocêntrica prevê que seus modos de ser e estar no mundo acabam comprometendo intenções de dominação e hegemonia.