Adasa comemora o Dia Mundial da Água

Evento reúne autoridades, terceiro setor, estudantes e técnicos em recursos hídricos

Nesta terça-feira (26 de março), a Adasa (Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal), celebrou o Dia Mundial da Água com um evento especial em sua sede, onde reconheceu e premiou iniciativas de escolas que promovem o uso responsável dos recursos hídricos. Além disso, destacou projetos de reutilização de água em edifícios do Distrito Federal. Desde 2010, a Adasa vem homenageando projetos que contribuem para a educação ambiental e a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Para o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, práticas de reuso são essenciais para a sustentabilidade dos recursos hídricos. “Estamos lutando para que o reuso seja uma prática comum em todo o Distrito Federal, adotada por instituições, órgãos públicos e escolas. Afinal, quando as escolas lideram pelo exemplo, a tendência é que todos acompanhem essa iniciativa sustentável”, afirmou.

A escola Classe Sonhém de Cima, localizada na região de Sobradinho, foi a primeira entidade a receber o prêmio “Guardião da Água”, por seu projeto inovador, que envolveu não apenas os estudantes, mas também a comunidade local, em atividades de conscientização e práticas de conservação da água.

“Quando a gente quer fazer uma metanoia, uma mudança de mentalidade em uma sociedade, a gente tem que começar pela educação. O professor Sérgio Teixeira está de parabéns, porque ele realmente conseguiu fazer um trabalho importantíssimo naquela comunidade”, pontuou a secretária de educação do DF, Hélvia Paranaguá.

Sérgio Luiz Teixeira, professor e idealizador do projeto Guardião da Água na escola, agradeceu a direção, professores e alunos pelo engajamento na causa. “A união de todos como guardiões reflete o compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental”, concluiu.

Preservação dos recursos hídricos

Além disso, a Adasa também premiou prédios locais que se destacaram na preservação dos recursos hídricos por meio da prática de reuso de água cinza – proveniente de chuveiros, pias, máquina de lavar e outros processos domésticos – e aproveitamento de água da chuva. Os agraciados com a placa Guardião da Água foram o DataPrev, o Parkshopping, o edifício Península (no Guará) e o Atacadão Sobradinho.

Para o gerente-executivo do Departamento de Gestão de Ambientes da Superintendência de Serviços Logísticos, Eduardo Sousa, a decisão do DataPrev em adotar medidas de reuso de água da chuva foi estimulada por uma compreensão profunda da importância da sustentabilidade e da conservação da água.

“A água é um bem valioso e limitado, essencial para a preservação futura. A indicação ao prêmio Guardiões da Água é uma honra que reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade e inspira a melhoria contínua de nossas ações ambientais”, destacou o gestor da empresa pública de tecnologia – vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) do Governo Federal.

Marco Oliveira, CEO do Atacadão, ressaltou o compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconômico sustentável. “A unidade de Sobradinho economiza 20% de água por meio do reaproveitamento da chuva, incentivando práticas sustentáveis entre clientes e funcionários. Nos orgulhamos muito disso.”

A superintendente do Park Shopping, Natália Vaz, destacou a importância do prêmio Guardião da Água como reconhecimento dos esforços em sustentabilidade e projetos da ESG. “A estação de tratamento de esgoto do shopping evita a sobrecarga do sistema público, economiza água e permite seu reuso contínuo, contribuindo para o meio ambiente e economia interna. Para 2024, o objetivo é reutilizar 100% da água tratada, com a expectativa de que este prêmio seja o primeiro de muitos”, comemorou.

O Condomínio Península foi premiado l, pela Adasa, com a Placa de Guardiã da Água 2024 em função do sistema de reuso de água da chuva.

O condomínio tem 11 torres onde a maioria possui 28 andares totalizando 1224 apartamentos e 39 lojas, são mais de 4 mil pessoas cadastradas, além de um sistema de reuso de águas da chuva para uma área de aproximadamente 45 mil m² de jardins, tornando-se sustentáveis na preservação dos recursos hídricos.

Hoje há uma captação total de aproximadamente 120 mil litros de água, com economia de 20 mil litros de água por dia.

O Instituto Arapoti,  uma entidade sem fins lucrativos  do Guará, assessora o condomínio para implantação da sustentabilidade.  Este condomínio é destaque pelo recorde na implementação da coleta seletiva, com reconhecimento na 3° Edição do Prêmio Arapoti. Tem 3 Ecopontos para descarte correto de pilhas, pilhas, baterias, lâmpadas, óleo usado etc.

Além de ajudar uma cooperativa familiar com a doação dos resíduos recicláveis, estes são separados pelo moradores em cada andar das torres. Sendo uma forma de gerar emprego e renda no mercado da sustentabilidade, bem como promover a economia circular. Este condomínio investiu em mais 5.000 horas de educação ambiental para esse patamar de destaque.