Primeiro TEDxGuará acontece no dia 18 de abril, no Softown

Destinado a espalhar boas ideias, a versão guaraense do programa internacional vai apresentar 6 palestrantes.

Mais que apenas habitar, é preciso viver a cidade. Viver plenamente a cidade é conhecer seus moradores, comprar no comércio local, frequentar seus espaços comuns e principalmente conhecer quem a reconstrói diariamente. Nesse espírito, o primeiro TEDx Guará vai receber moradores da cidade e pessoas interessadas no desenvolvimento de nossa comunidade para conversar e compartilhar ideias. A iniciativa é uma reunião de ideias inspiradoras e discussões relevantes que acontece pela primeira vez no Guará. 

Organizado pelo jornalista Rafael Souza, do Jornal do Guará, e com curadoria de Cristiane Pereira, criadora do Hackacity Guará, o TEDxGuará acontecerá no dia 18 de abril de 2024, em uma noite repleta de novas ideias, conversas enriquecedoras e experiências culturais.  

O encontro acontece no Softown, no Park Sul, região do Guará, um ecossistema da cultura empreendedora para conectar quem capacita, desenvolve e fomenta negócios com o setor produtivo do Distrito Federal. Um espaço compartilhado de negócios e ideias idealizado por Arthur Porto. 

 

Palestrantes:

David Ledson foi sócio da Movile, Ifood, Sympla e da Sólides. Foi o VP de Estratégia e um dos responsáveis pela tese e a maior capitação de uma HRTech na LATAM (530M), co-Fundador da GarantiaBR e Flashvolve, investidor e conselheiro do Investidores.vc e de mais de 10 empresas de tecnologia. Mentor do @g4educacao, @HSM e @investidores.vc, instrutor da imersão advisor.vc

Viviane Basile trocou os 17 anos de experiência em política como repórter e apresentadora na TV Globo e Globonews, em Brasília, pelas agulhas de tricô. Hoje, Viviane Basile leva adiante seus estudos e práticas sobre as agulhas e fios não só para brasileiros. Em janeiro de 2024, esteve pela segunda vez em Nova Iorque como professora convidada e palestrante do Vogue Knitting Live _ maior evento de tricô do mundo. No ano passado, foram 5 mil inscritos. 

Cristiane Pereira é Diretora Executiva do Instituto Multiplicidades, Vice-Presidente de Apoio e Fomento a Startups Brasileiras do Instituto Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas – IBRACHICS, Vice Presidente de Transformação Digital da ASSESPRO DF, Consultora credenciada pelo SEBRAE, Membro do CODESE DF – líder da Câmara Eixo Brasília/GO e RIDE; Membro do CODESE GO, foi coordenadora do projeto Coalizão pelo Impacto em Brasília e idealizadora do Projeto Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente.

Juliana Krause é mãe atípica, trabalhadora, artivista e feminista, nascida e criada no Guará, de raíz paraibana com paraense. Atua profissionalmente com Educação Tecnológica, Inovação Social e Economia Solidária e Criativa, com mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos educacionais, científicos e sociais, empreendimentos inovadores e comunitários e inteligência competitiva. Idealizadora e cofundadora do Coletivo Mulherau, organização comunitária e colaborativa de mulheres que desenvolve e acelera projetos sociais, culturais, educacionais e de economia solidária com o propósito de garantir os direitos e a emancipação das mulheres em sua diversidade. 

Everardo de Aguiar é educador social e escritor, autor de várias obras como Cidade Viva, Redes sociais locais: Afetividade que gera efetividade nas Políticas Públicas, Redes sociais locais: Afetos e Conexões. Formado pela Universidade holística Internacional da Paz e pela Uniser – Educador social em Gerontologia. Criou e executou a Metodologia: Espaço Público Saudável a Dimensão do Diálogo.

Ronaldo Silvestre, é doutor em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016), Mestre em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), graduado em Ciências e Química pela Universidade Luterana do Brasil (2006),  atualmente é prefeito comunitário da QE 40 no Guará  e pesquisador colaborador da UnB e da PUCRS.

O que é o TEDx

No espírito de ideias que valem a pena serem espalhadas, o TEDx é um programa de eventos locais e auto-organizados que reúnem pessoas para compartilhar uma experiência semelhante ao TED. Em um evento TEDx, os vídeos das palestras TED e os palestrantes ao vivo se unem para gerar uma profunda discussão e conexão. Esses eventos locais e independentes têm a marca TEDx, onde x = evento TED organizado de forma independente. A Conferência TED fornece orientação geral para o programa TEDx, mas os eventos TEDx individuais são independentes. 

O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a ideias que valem a pena serem compartilhadas, muitas vezes na forma de palestras curtas por pensadores e líderes. Muitas dessas palestras acontecem nas conferências TED, eventos TED menores e milhares de eventos TEDx organizados de forma independente em todo o mundo. Os vídeos dessas palestras são disponibilizados, gratuitamente, no site TED.com e outras plataformas. As versões em áudio do TED Talks são publicadas no TED Talks Daily, disponível em todas as plataformas de podcast. 

TEDxGuará 

18 de abril de 2024 – 19h

Softown – SOF SUL Quadra 10 conjunto B