Izalci filia-se ao PL, de olho no Buriti

Senador com reduto eleitoral no Guará passa a fazer parte do time do Bolsonaro. Filiação teve festa prestigiada

Cerca de 2 mil pessoas estiveram no salão de festas do clube Minas Brasília nesta quarta-feira, 27 de março, para acompanhar a filiação do senador Izalci Lucas ao Partido Liberal. Com base eleitoral no Guará, onde cresceu e morou até 1980 e onde continua com a maioria dos seus negócios e familiares, Izalci deixa o PSDB e migra para o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro com a clara intenção de cacifar-se como candidato ao Governo do Distrito Federal com o apoio do bolsonarismo em 2026.

Bolsonaro, aliás, foi a grande estrela do evento de filiação, que foi prestigiado pela maioria dos parlamentares do partido no Congresso – Rogério Marinho (PL-RN), Jorge Seif (PL-SC), Magno Malta (PL- ES), o prefeito de Maceió João Henrique Caldas (JHC), os deputados federais Bia Kicis (presidente do diretório PL-DF), Alberto Fraga (PL-DF), Amália Barros (PL-MT), professor Paulo Fernando (Republicanos-DF), Gustavo Gayer (PL-GO), Abilio Brunini (PL-MT), Luiz Lima (PL-RJ) e Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e os deputados distritais Thiago Manzoni (PL), Joaquim Roriz Neto (PL), Roosevelt Vilela (PL) e Iolando (MDB). A ex-primeira dama Michele Bolsonaro também foi ovacionada pelo público.

O primeiro a falar foi o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que lembrou a passagem de Izalci pelo PL e creditou a Bolsonaro o retorno dele ao partido. Valdemar deixou o palco assim que terminou seu discurso, para evitar ter que se encontrar com Bolsonaro por causa da restrição imposta pelo ministro do STF Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal (STF) – os dois são investigados por supostas reuniões golpistas no final de 2022.  Logo depois, Izalci assinou sua filiação ao partido. Após a saída de Valdemar e a chegada de Bolsonaro, a deputada federal Bia Kicis, presidente do PL/DF, o senador Magno Malta e outros parlamentares discursaram até a chegada de Bolsonaro e Michele, para delírio do público.

Reforço

Para evitar falar o número 13 do PT nas urnas,  Bolsonaro disse que Izalci é quase o “14º senador” do PL. ”É o 12+1, que passou a ser o número que temos no parlamento”, afirmou o ex-presidente. “A vinda do professor Izalci ao PL é mais um peso pesado para nós, e tenho certeza de que ele proporcionará muita alegria aqui no Distrito Federal com seu trabalho no Senado. Ele já trabalhava conosco e agora veste o uniforme do Partido Liberal para fazer a diferença aqui no DF”, ressaltou Bolsonaro. “Izalci chega para compor, para colaborar com o nosso PL”, reiterou a presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, ao dizer que a filiação de Izalci vai fortalecer ainda mais o partido.

Na sua fala, Izalci lembrou que estava retornando ao PL, partido com os ideais com que mais se identifica.  “Eu não estou me filiando ao PL neste momento. Eu estou retomando a casa, e eu não poderia deixar de agradecer ao nosso presidente Valdemar e à nossa presidente do PL-DF, Bia Kicis , pela recepção e por esse carinho que fui recebido. Estou voltando para o PL talvez no momento mais difícil. Seria muito cômodo para mim ficar na situação que a gente está, mas o único partido que tem hoje disposição, programa e competência para encarar este momento é o PL, e por isso aqui estou. E quero ser um soldado para, de fato, fazer as mudanças que nós precisamos”, afirmou o senador.