Do dia 5 até 28 de abril, o público tem o delicioso desafio de percorrer a cidade para provar os quitutes inéditos criados pelos 42 bares participantes, três deles no Guará. Com o slogan “Somos Todos Buteco”, o concurso chega em sua 9a edição em Brasília. O brasiliense poderá desfrutar dos pratos pelo custo de R$ 35. O tema deste ano é livre: criatividade, resgate, inovação, pesquisa, motivação foram os temperos para os participantes.
No concurso — além da comissão de jurados, o público também deve votar. Os critérios são: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, e dos jurados 50%. A cada edição, 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.
A primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. A divulgação do resultado e a premiação em Brasília está prevista para 15 de maio. Depois de eleitos, os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o “Melhor Boteco do Brasil”, realizada em São Paulo, quando serárevelado o buteco campeão. Confira a lista dos butecos participantes e petiscos no site www.comidadibuteco.com.br
Tradição
O Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz ,por meio da visibilidade aos botecos espontâneos e tradicionais. Desde 2016 elege o melhor boteco do país, no entanto, mais do que um concurso, já é considerado um movimento tradicional que acontece simultaneamente de norte a sul do Brasil.
A edição de 2024 traz um número maior de participantes. Serão mais de 1100 butecos na disputa, em mais de 40 municípios, distribuídos em todas as regiões do país.
Impacto Socioeconômico
O Comida di Buteco tem como prática e missão “Transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa”. O denominador comum nos participantes é a presença do dono no local. São comerciantes que, junto as suas famílias, vivem do negócio e não pertencem às redes nem franquias. Lugares que levam a identidade dos seus proprietários e por isso encantam cada novo cliente.