Sexta tem homenagem a Ezechias Heringer, no parque

Ele foi o grande responsável pela criação e proteção de reservas biológicas do DF e pesquisador de orquídeas

O engenheiro agrônomo Ezechias Heringer, conhecido por dar nome ao Parque do Guará, será homenageado nesta sexta-feira, 5 de abril, pela celebração do seu 119º aniversário – ele morreu em 1987 aos 82 anos.

Ezechias Heringer, mineiro de Manhuaçu, veio para Brasília em 1960, convidado pelo presidente Juscelino Kubstchek, para ajudar na arborização e na implantação dos parques e reservas biológicas da nova capital. Como funcionário do Ministério da Agricultura, viabilizou convênio com a Novacap para a criação do Parque Nacional de Brasília, com 28 mil hectares.

Aqui, foi professor do curso de Agronomia da UnB, mas sua grande paixão foram as mais de 100 espécies de orquídeas catalogadas por ele no Parque do Guará. Também participou ativamente da implantação da Estação Ecológica das Águas Emendadas e da Apa do Gama-Cabeça de Veado, no total de mais 50 mil hectares de áreas protegidas no DF.

A homenagem vai começar às 9h, na entrada principal do parque e vai incluir falas e atividades que refletem o espírito e os valores do professor Ezechias Heringer, e está sendo coordenada pelas filhas Anajulia e Kélvia Heringer.