Abril é o mês do Comida di Buteco. Em Brasília, o concurso acontece de 8 de abril a 1º de maio, em 28 bares. As receitas foram criadas exclusivamente para o evento e todos os petiscos possuem preço único de R$ 27. O tema para 2022 é livre: os cozinheiros de todos os butecos poderão usar sua criatividade, sem limites, para os petiscos concorrentes.
Paralelo ao concurso tradicional, foi lançado o Desafio Seara, onde os participantes criarão um prato com a linguiça calabresa da marca, e o Desafio da Caipirinha Perfeita, em parceria com a 51, que escolherá a melhor caipirinha do país.
O concurso está em sua 22ª edição, e são cerca de 800 butecos em 21 circuitos espalhados por todo o país, disputando o título de melhor buteco em cada cidade. Em Brasília, o vencedor local será conhecido em 17 de maio.
Como funciona
O concurso é dividido em duas etapas: na primeira, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, visita os campeões de cada cidade, avaliando sua performance nas mesmas categorias. Elege-se aí o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.
Origem
O Comida di Buteco nasceu em 2000 na cidade de Belo Horizonte, com o objetivo de resgatar os butecos autênticos, e ao longo dos anos, definiu sua missão como “Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa”. Hoje, em sua 22ª edição, o concurso cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças. Desde 2016, elege também o melhor buteco do Brasil, sendo o primeiro concurso do gênero no país.
Como um modelo de negócios transformador de vidas, o concurso tem o poder de alavancar toda a cadeia na qual o buteco está inserido. O poder público também se beneficia, colhendo os frutos da ampliação da atividade econômica do buteco, por meio da geração de empregos, impostos e turismo. O Comida di Buteco tem como perfil de estabelecimentos selecionados apenas negócios familiares, não contemplando redes e franquias, e é totalmente viabilizado com investimento de empresas que acreditam na causa.