“Entregaremos uma cidade melhor do que recebemos” Marcos Dantas – Secretário de Cidades

Criada há apenas um ano, a Secretaria das Cidades,capitaneada por Marcos Dantas , homem de confiança do Governador RodrigoRollemberg, já mostrou a que veio. O Cidades Limpas, principal programa dapasta, se tornou também um dos carros-chefes do Governo Rollemberg, aoapresentar ações efetivas em benefício dos moradores do Distrito Federal.

O Cidades Limpas levaações de limpeza, conservação e revitalização para as regiões administrativasdo DF. Até a semana passada, a força-tarefa já havia passado por 22 regiõesadministrativas, incluindo o Guará. Além do Cidades Limpas, a nova secretariatambém tem se destacado na articulação de diferentes órgãos para a recuperaçãode praças e espaços públicos abandonados e trabalhado para a regularização defeiras e quiosques no DF.

Na opinião deDantas, estar na rua, fiscalizando os trabalhos e interagindo com a população,é mais importante do que ficar dentro de gabinete. Morador do Guará, servidorpúblico de carreira e dirigente partidário, ele defende que a política só temsentido se for exercida para melhorar a qualidade de vida da população.

A Secretaria das Cidades foi criada em setembro do anopassado. Que balanço o senhor faz deste primeiro ano de gestão?

O balanço é muito positivo. Quando o Governador RodrigoRollemberg me passou a missão de tocar a Secretaria das Cidades, avisou que umadas tarefas mais importantes seria ouvir as demandas da população e articularas respostas necessárias com os órgãos competentes. Ao cuidar das cidades, dosespaços públicos, fiscalizar como andam os serviços de conservação e limpeza,recuperar a sinalização e a iluminação, estamos cuidando da vida comunitária,da vida das pessoas. Nosso papel é de zeladoria. Quando as cidades estão limpase organizadas, a autoestima e a qualidade de vida das pessoas melhoram.

Lembro que já noprimeiro mês de existência, a Secretaria das Cidades provou sua importância,quando coordenei a força-tarefa de atendimento às vítimas do vendaval deSamambaia. Ali agi comandando a interlocução entre os diversos órgãos deGoverno e ficou bastante claro que o desempenho, o atendimento rápido eeficiente que prestamos à população, foi resultado de uma articulação bemsucedida. Pois bem, estamos trabalhando com esta metodologia: articulação paraa resolução dos problemas.

 

O que é o programa Cidades Limpas?

O programa Cidades Limpasé uma grande força-tarefa, que executa serviços de conservação, limpeza erevitalização nas regiões administrativas do DF. Dentro deste programa, asdemandas mais urgentes da população relacionadas a serviços são mapeadas eexecutadas. A equipe da Secretaria das Cidades articula todos os órgãos doGoverno para resolvermos os problemas por atacado.

No dia a dia, nossas cidades recebemmanutenção contínua, mas para serviços excepcionais é necessário que as administraçõesfaçam solicitações aos diferentes órgãos do Governo. O Cidades Limpas, aoreunir todos as secretarias e as empresas públicas para agir em um período detempo concentrado, consegue dar maior celeridade à prestação dos serviços e,desta maneira, resolver muitas demandas que antes ficavam embaraçadas.

Um exemplo prático para deixar nosso método detrabalho mais claro: antes para promover uma retirada de carcaças, oadministrador tinha que fazer um périplo por vários órgãos solicitando oserviço… Detran, Novacap, Polícia Militar… Era necessário combinar a agendadestes órgãos para que o serviço fosse prestado. Agora, com a Secretaria dasCidades, nós juntamos todos os órgãos em uma reunião de planejamento e marcamosa operação a partir das demandas que o administrador passa. Antes a açãodependia da disponibilidade da agenda dos órgãos. Agora os órgãos agemde acordo com a nossa agenda. É simples, é rápido e dá resultados efetivos.

 

Como os moradores do DFparticipam do programa?

As demandas sobre asquais agimos são as demandas encaminhadas às administrações regionais seja,pessoalmente, ou via ouvidoria. Os moradores, então, usam estes canais decomunicação para repassar suas solicitações. O número da Ouvidoria do Governode Brasília é o 162.

Quais têm sido osprincipais desafios do Governo de Rodrigo Rollemberg?

O Governo de Brasília temenfrentado vários desafios que são fruto da conjuntura econômica e dasincertezas políticas pela qual o nosso país está passando. Brasília não é umailha e somos afetados sim pelo cenário de recessão e de instabilidade queatinge o Brasil inteiro. Apesar de tudo isso, não tenho dúvidas de que RodrigoRollemberg está fazendo uma excelente gestão. Pela maneira responsável,transparente, honesta e corajosa com a qual estamos enfrentando os problemas danossa cidade. Temos bons resultados para mostrar. Por exemplo, o processo queculminará com a desativação do lixão da Estrutural, a democratização da Orla doLago Paranoá, a implantação do Bilhete Único, a redução da taxa de homicídios,a ampliação da educação infantil…São exemplos consistentes em várias áreas daadministração pública. Digo que, com certeza, que entregaremos uma cidademelhor do que a que recebemos. O governador está colocando Brasília no rumo certo.

 

Os políticosbrasileiros estão passando por uma enorme crise de credibilidade. Como osenhor, que é dirigente partidário (Dantas é presidente do PSB-DF), vê estasituação? O que acha que deve ser feito para que a população volte a acreditarna política?

Os políticos precisam estar conscientes de que sãoservidores públicos e, portanto, devem agir visando o bem comum. De fato, houveum desvirtuamento da política, detentores de mandatos passaram a agir embenefício próprio ou de grupos de interesses que os financiam. Outros, sedeslumbraram com o poder e as benesses do cargo, afastando-se da população. Aclasse política está desacreditada por conta das verdades desveladas pelaoperação Lava-Jato, mas, acredito que teremos pela frente um momento de renovação.Lembro que as mudanças que precisamos implementar no Brasil passam pelasinstâncias de decisão política. Acredito que os eleitores estarão maisexigentes em 2018, que optarão por candidatos que têm disposição para ouvir acomunidade e trabalhar pela resolução de seus problemas.

 

Seu nome vem sendo ventilado como candidato a deputadofederal. Quais os planos de Marcos Dantas para 2018?

Daqui até lá, estarei trabalhando todos os dias para servira população. Sou um carioca apaixonado por Brasília. Sétimo filho de umafamília de 14 irmãos. Meus pais mudaram para cá em 1960 e, aqui, todos nósmelhoramos de vida. Sou muito grato à Brasília, pela maneira como ela nosacolheu e as oportunidades que nos proporcionou. Trabalho todos os dias comânimo para retribuir isso ao DF.