Neste domingo, 30 de abril, a avenida central do Guará II, no trecho entre a 4ª Delegacia de Polícia Civil e o Edifício Consei, recebe mais uma edição da Rua de Lazer. Realizada sempre no último domingo do mês, o evento, que transforma temporariamente a avenida em uma movimentada praça, é um esforço conjunto entre a Administração do Guará, outros órgãos do Governo do Distrito Federal, produtores culturais, iniciativas comunitárias e veículos de comunicação da cidade. A rua fica fechada para todos os veículos de 8h às 18h, e as atividades acontecem até às 16h, em toda a rua.
Uma das novidades desta edição é a presença da Escola Nacional de Esporte e Cultura, gerido pela família da ex-jogadora de vôlei Paula Pequeno. O ENEC vai levar à avenida estações de mini-vôlei, golzinho, aulões de judô, ginástica rítmica e street dance. “O objetivo maior é promover integração entre nossos atletas, assim como proporcionar um momento de esporte e lazer com suas famílias. Estamos dispostos a investir recursos e energia para criarmos esse ambiente em todos os últimos domingos de cada mês”, afirma Claudio Pequeno, coordenador do projeto e irmão da ex-joradora da seleção brasileira de vôlei.
Durante o dia, a Green Eletron e a Reciclotech vão recolher lixo eletrônico dos moradores, como geladeira, fogão, microondas, tanquinho, máquinas de lavar e computadores velhos. Cada item, que será buscado na casa dos doadores, será trocado por uma muda de planta.
QI 27
No ponto mais tradicional da via, o ex-administrador Joel Alves vai realizar sorteios de brindes para os presentes, em frente à Padaria Pão Nosso. Ali acontece também a Feira ExpoAme, apresentações da Cia de Teatro e Dança Asas e apresentações de kangoo jump, fit dance e capoeira. O Tempo de Plantar continua o trabalho de identificação das árvores da avenida central. O trenzinho motorizado, sucesso entre as crianças, volta à rua, com a Feira Ame, a presença da Garagem Combate da QE 38, um circuito de patins com o professor Wagner, o Abadá Capoeira, o grupo do Benson e o projeto de judô da Igreja Nova Vida.
MPB e brinquedos infláveis
Quando a avenida se transforma durante um domingo em uma praça, com a massiva presença da população, cria o ambiente perfeito para apresentações musicais intimistas. Como em um coreto provisório apresentam-se na Rua do Lazer deste dia 30, os professores e alunos da escola Espaço Sonoro, da QE 26, todos no charmoso palco do projeto Kombinando Cultura.
A mais tradicional escola de música e arte do Guará leva seus professores e alunos para apresentarem-se na via. Hamilton Oliveira, Anna Rezende, Rebeka Rodrigues, Luiza Marta e Amanda Lima assumem o palco da Kombinando para apresentar músicas próprias e releituras de grandes sucessos. Hamilton é músico (e professor) há mais de 20 anos, e leva à Rua do Lazer um repertório variado que passa pela MPB, samba, pop rock e xote.
Foodtrucks organizados pela Máquina do Chopp e a Feira Transforme-se, com artesanato, confeitaria, calçados, roupas e bijuterias. “As mulheres do projeto não têm renda fixa, então são empreendedoras na rua – acabou sendo o emprego delas”, explica a coordenadora do projeto social que deu origem à feira, Daniella Kanno.
Para as crianças, brinquedos infláveis e pintura de rosto, oferecidos pela Remax Veritas, referência no mercado imobiliário do Guará e da Deu Certo Produções.