Declamado durante a sessão solene em comemoração ao Aniversário do Guará, em maio, o cordel “Guará, que Lindeza de Lugar” ganha uma versão impressa que está sendo presenteado aos moradores pela própria autora, a escritora Onã Silva. Enfermeira, Onã tem obras em várias linguagens diferentes, mas especializou-se em manter viva a tradição do cordel. Ela é pós-doutora e pesquisadora do tema cultura, criatividade, história da enfermagem e temas afins.
Livretos sobre grandes nomes
Onã Silva é também autora de 8 livretos da coleção “Notáveis em Cordel”, idealizada em 2022 com o intuito de informar, mediante uma arte secular e repleta de carga cultural, a história dos Notáveis Cientistas Brasileiros do portal Canal Ciência.
Conhecido em todo o país e popularizado por sua maneira simples de tratar assuntos como política, história e realidades sociais, o cordel é um formato perfeito para levar à sociedade de forma lúdica a biografia destes grandes cientistas.
A organização e autoria dos textos é de Onã Silva, as xilogravuras são da autoria de Goári Poeta Gravador, poeta, pintor, escultor, cordelista, editor e xilogravador piauiense. A revisão foi feita por Maurício Apolinário, que teve o cuidado de manter vocabulário, termos e expressões típicas do cordel. O projeto gráfico e diagramação, que tiveram a colaboração de Onã Silva em sua idealização, são da autoria de Arisson Tavares.