ACADEMIA ÁGUA VIDA – 40 anos da pioneira do Guará

Academia ficou também conhecida por patrocinar e promover eventos culturais, sociais e esportivos na cidade

Após se formar em Educação Física e incomodado com as idas e vindas de crianças transportadas em kombis para praticar natação no Plano Piloto, Gilson Pacheco procurou o administrador regional do Guará, Francisco Brandes, para apresentar o projeto de uma academia de natação no Clube de Unidade e Vizinhança, do Guará I, que estava cedido ao Clube de Regatas Guará.
Embora o local fosse privilegiado, ao lado da via central, o início das atividades da academia não foi fácil. A primeira dificuldade foi em relação ao expediente, porque o clube só funcionava aos sábados e domingos. Para se ter ideia da situação, fotos da época mostram que em parte de uma das piscinas havia nascido uma árvore, por falta de manutenção. Não havia sequer ducha para lavagem dos pés. A segunda dificuldade era a péssima qualidade da água das piscinas e a falta de casa de máquinas paraa tratamento adequado da água. Por conta própria, Gilson promoveu as reformas e adquiriu os equipamentos.
Superada as primeiras dificuldades estruturais, a segunda providência foi a contratação de professores qualificados. Além de oferecer aulas de natação recreativa, para quem queria aprender a nadar ou para melhorar a saúde, a Água Vida passou a investir em equipes para competição e tornou-se referência no DF, sendo 26 vezes campeã de natação de Brasília, nas competições promovidas pelo antigo Departamento de Educação Física e Recreação (Defer) e depois pela Federação Aquática de Brasília.

Mudança às pressas
Em 1997, o Clube de Vizinhança foi cedido ao Sesc DF, e, no acordo, a Academia Água Vida seria indenizada com um determinado valor para que pudesse se mudar para outro local. Entretanto, o dinheiro não foi repassado pelo clube, o que obrigou Gilson a adquirir um lote através de licitação da Terracap na QE 40, onde está até hoje. “Como contávamos com a indenização para a obra da nova sede, passamos por grandes dificuldades, com risco de comprometer o futuro da academia. Mas conseguimos”, conta Gilson.
Hoje, a Água Vida tem um dos melhores parques aquáticos do DF e oferece as atividades de natação, hidroginástica, musculação, danças, lutas, pilates, e, em 2024, uma clínica de fisioterapia multidisciplinar.
Nesses 40 anos de existência, a Água Vida teve sua epopéia intrinsecamente ligada à cidade do Guará, ao participar, patrocinar e promover eventos nas áreas esportiva, social, cultural, educacional, lazer e ecológica. “Posso afirmar, com orgulho, que a academia Água Vida contribuiu muito para a melhoria da qualidade de vida do Guará”, afirma Gilson Pacheco.


Depois de se aposentar como professor de Educação Física da Secretaria de Educação e retornar para sua cidade natal, Barra do Corda (Maranhão), Gilson repassou a administração da Água Vida aos filhos Bárbara, Yuri e Flávio.


Para comemorar esses 40 anos, a Água Vida vai promover uma festa com as bandas Matuskelas e Thiago Nascimento, no domingo, dia 26 de novembro, para alunos e convidados.