A atriz, empresária e ativista Luiza Brunet, ícone da moda dos anos 80 e 90, será a grande atração do Brasília Trends Fashion Week – BTFW, que acontece neste final de semana, 8 a 10 de dezembro, no Clube do Sesc do Guará. A 4ª edição do evento
Vai trazer a temática “Moda Inclusiva e Plural” e vai apresentar, além de desfiles, rodas de conversa, debates, e programação cultural exclusiva. O objetivo, de acordo com a organização, é fomentar a economia criativa por meio das mais diferentes produções autorais, desde o artesanato até a indústria, sempre agregado às histórias de pessoas do Distrito Federal, do Brasil e do mundo.
Durante os três dias de evento, as passarelas e a programação darão visibilidade para iniciativas de capacitação de mulheres em estado de vulnerabilidade, inclusão, diversidade de etnias e de referências culturais, além de debater sobre temas de relevância que atingem inúmeras vítimas dentro da cadeia da moda, como o tráfico de pessoas, trabalho escravo e trabalho infantil, cujo direitos fundamentais e dignidade são enormemente violados.
Promovido pelo Codese/Df (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico) e o Grupo Cirandinha, o Brasília Trends Faschion Week contará com a participação e o movimento de empresários, modelos, músicos, autoridades, influenciadores e parceiros estratégicos.
A expectativa dos organizadores é que aparecem por lá cerca de 10 mil pessoas durante os quatro dias. A entrada será mediante 1 quilo de alimento não perecível, que será doado ao Programa Mesa Brasil do SESC-DF.
Moda Inclusiva e Plural
Bernardeth Martins, Ceo do Grupo Cirandinha e do Brasília Trends Fashion Week, o tema da edição deste ano tem como objetivo mostrar que é preciso desconstruir a padronização dos corpos e que não existe um corpo ideal de beleza. Segundo ela, “a moda plural é a união de todos os movimentos que conversam com os movimentos das pessoas, pois leva em consideração as necessidades físicas, sensoriais, auditivas, olhando de uma forma ampla para a pluralidade de corpos, sem abrir mão da autonomia, do conforto, do design e do estilo”. Para ela, “é necessário incluir todas as pessoas no mundo fashion. O Brasília Trends tem o propósito de inclusão onde reafirmamos que a moda não faz distinção de gênero, idade ou biotipo e que há espaço para todos e todas. O importante é amarmos o que somos, como somos e vestirmos de acordo com o que é a nossa realidade”.
A programação prevê a apresentação de 12 desfiles diariamente, além de palestras, oficinas, rodas de conversa, exposição de arte, artesanato, loja colaborativa, circuito de economia solidária, apresentações musicais, gastronomia e ações de inclusão social, com a participação especial das Embaixada da Tanzânia, Quênia, Zâmbia e Camarões.
A parte estrutural do evento conta com diferentes espaços de circulação, como Espaço Learning que vai trazer relacionadas à moda, ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo, trabalho infantil, e violência contra a mulher, temas que vêm crescendo cada vez mais no país. Para debater essas questões delicadas, a madrinha do evento, Luíza Brunet, estará presente na discussão. Desde 2016, quando sofreu violência doméstica do namorado, Luíza é referência e ativista pelos direitos das mulheres. Sua agenda é repleta de palestras, realizadas tanto no território nacional como internacional, abordando os temas em específico.
O projeto também terá uma mesa redonda para discutir a inclusão de pessoas com deficiência no mundo da moda, o empreendedorismo de mulheres que passaram por algum tipo de violência, profissionalização e mercado de trabalho.
Programação:
Dia 8/12 – das 10 às 14h, mesa redonda sobre “Tráfico de pessoas, exploração sexual, trabalho escravo e infantil: uma conexão alarmante no Brasil”, com a participação de Luíza Brunet, especialistas do Ministério do Trabalho, da Organização Internacional da Migração, além de Hédel Torres, que lançará o seu livro sobre Tráfico de Pessoas;
Dia 9/12 – das 10h às 12h, debate sobre a importância da inclusão no mundo da moda; com a participação de especialistas da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down, OAB, e Conselho Distrital de Direitos Humanos;
Dia 9/12 – às 16h30, conversa sobre a violência contra a mulher, causas e consequências, com a participação de Luíza Brunet; Secretaria da Mulher do DF, e parlamentares como Dra. Jane Klebia e Paula Belmonte.
Espaço Fashion
Os desfiles acontecem nos dias 9 e 10/12, das 17h às 22h. Com o apoio da Organização Internacional da Migração, estreia no BTFW a Tribo Waraos, grupo étnico do Norte da Venezuela que veio refugiado para o Brasil e hoje vive na cidade de São Sebastião (região do entorno do DF). Eles irão apresentar sua produção autoral de acessórios para compor os looks dos desfiles.
Outro destaque é a parceria entre o Grupo Cirandinha, a IMECRIA Verde, a Escola de Moda Fashion Campus e a Malharia Ipanema, que dará visibilidade ao trabalho criado por 20 mulheres em situação de vulnerabilidade da Associação Nova Cidadania de Santa Maria. Elas foram capacitadas em corte e costura, e além de conquistar uma nova profissão, serão responsáveis por um desfile com dez produções autorais.
As Embaixadas da Tanzânia, Quênia, Camarões e Zâmbia entram no clima e apresentam na passarela sua cultura por meio das vestimentas e acessórios.
Espaço Business
Com o intuito de apresentar e promover as oportunidades de negócios que os empresários do setor têm a oferecer, o BTFW disponibiliza, durante os dias de evento, espaços exclusivos nos quais os lojistas, comerciantes, artistas locais e das embaixadas possam expor e comercializar seus produtos.
Parceria SENAC DF
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Brasília Trends proporciona aos alunos da Faculdade e da Escola Técnica da instituição uma oportunidade de vivenciar uma experiência profissional única e prática.
Os alunos do curso de Tecnologia e Marketing da Faculdade Senac-DF foram responsáveis por criar a nova logomarca do BTFW e desenvolveram uma edição especial do evento no Metaverso, que pode ser acessado no formato digital pela plataforma Spatial no link: https://bit.ly/btfweek. Já os alunos dos cursos de formação profissional de recepção, maquiagem e cabelo participarão do evento, colocando em prática tudo o que aprenderam ao longo do semestre.
Parceria SESC-DF e Polo de Moda Guará
O Brasília Trends será palco da comemoração dos 25 anos da Unidade do Guará do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (SESC-DF), criada em 1998, trazendo uma história de resiliência e impacto significativo na comunidade. Há 25 anos o Guará ganhou os setores industriais e comerciais, e daí nasceu o Polo de Moda, pensado para ser um centro de desenvolvimento econômico, e atualmente com 239 empresas ligadas ao setor de vestuário, atua no local com a venda de matéria-prima, confecção e comercialização de roupas, que poderão ser vistas através dos desfiles que serão apresentados durante o BTFW.
Brasília Trends 2023
Local: QE 04 Área Especial, Guará I
Dias: 8, 9 e 10 de dezembro de 2023
Horário: A partir das 10h
Entrada: um quilo de alimento não perecível, que será doado para o programa Mesa Brasil do SESC-DF
Site Oficial: https://linktr.ee/btfw
Instagram: @brasiliatrends_oficia
Realização: CODESE-DF
Organização: Grupo Cirandinha
Apoio: GDF, Secretaria de Turismo/DF, Fecomércio-DF, SESC-DF, SENAC-DF, SEBRAE – DF, Sindivarejista-DF, OIM, SRT/DF, BPW Brasília-DF, Sindhobar, Malharia Ipanema, Perboni Brasil, Lauren Shoes, Dubba Live Shop, CANUP, Lig Midia, Brasília Grill Fest, Malharia Ipanema, Instituto Dana Salomão, Escola de Moda Fashion Campus, Centro de Excelência em Negociação, Mediação e Arbitragem, Wós Design e Consultoria, Flávia Soares Consultoria RH/Treinamentos Superandosi Desenvolvimento Humano e WA Music Entertainment.