A Operação DF Livre de Carcaças retorna ao Guará na próxima segunda-feira, 8 de abril, especialmente na QE 40 e Setor de Oficinas (AE 2A) para recolher veículos abandonados. Será a segunda operação na cidade á este ano, após a que foi a realizada no dia 27 de fevereiro, quando foram recolhidas dez carcaças em vários locais da cidade.
As operações de recolhimento de carcaças foram intensificadas pelo GDF com a intensificação da pandemia de dengue. Estão sendo removidos veículos abandonados que podem ser transformados em focos do mosquito Aedes aegypti e de animais peçonhentos. Para evitar riscos de contaminação, agentes da Vigilância Ambiental também colaboram, fazendo a higienização das carcaças.
A operação da próxima semana foi solicitada pelo prefeito comunitário da QE 40, Ronaldo Silvestre, preocupado com a quantidade de ocorrências de casos de dengue na quadra. “Como a QE 40 tem uma grande quantidade de oficinas mecânicas de lanternagem, continuam sendo deixadas carcaças em áreas públicas, mesmo com as recomendações da prefeitura comunitária e dos órgãos do governo”, diz ele.
A meta é zerar os carros abandonados nas ruas da cidade, informa o administrador do Guará, Artur Nogueira. “Já iniciamos as tratativas juntos aos órgãos responsáveis para que tenhamos essa operação semanalmente”, afirma. “Não vamos descansar até que o Guará não tenha mais nenhuma carcaça causando insegurança e riscos à saúde pública”.
Como denunciar
É importante incluir detalhes que facilitem a localização dos veículos, como endereço, ponto de referência e, se possível, fotos. As informações também podem ser encaminhadas ao site Participa-DF, ao número 162 e às próprias administrações regionais, ao Conselho Comunitário de Segurança do Guará (Conseg). Ou por e-mail para dflivredecarcacas@ssp.df.gov.br.