Jornal do Guará
Monitoramento ambiental – Conbral conquista reconhecimento por seguir 100% as conformidades em obra no Guará
A obra do empreendimento Portal do Parque II, da Conbral, localizada na QE 50 no Guará, recebeu no mês de maio inspeção da Toga Ambiental, empresa responsável por auditorias mensais voltadas às práticas ambientais, de segurança e gestão em canteiros de obras. Durante o período, foram avaliados 27 tópicos de legislação ambiental aplicável a canteiro de obras e a Conbral alcançou 100% de conformidade nos itens avaliados.
O reconhecimento atesta que a obra atende integralmente às exigências relacionadas ao PGRCC (Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil), documento técnico obrigatório que orienta a correta classificação, segregação, armazenamento e destinação final dos resíduos gerados durante a construção civil. Mais do que uma aprovação pontual, o resultado é reflexo de um trabalho contínuo baseado em processos integrados, equipe comprometida e aplicação rigorosa das melhores práticas sustentáveis no dia a dia da obra.
Responsabilidade ambiental
Segundo Lorena Borges, engenheira da Conbral, responsável pela obra do Portal do Parque II, a certificação reforça o compromisso permanente da empresa com a responsabilidade ambiental e a qualidade construtiva. “Esse reconhecimento é resultado de um trabalho diário, construído com planejamento, comprometimento das equipes e responsabilidade ambiental em todas as etapas da obra. A sustentabilidade faz parte da cultura...
GDF define ações para levar infraestrutura e serviços ao Lúcio Costa
O Governo do Distrito Federal definiu, na segunda-feira (1º), uma série de ações voltadas ao atendimento das demandas do Setor de Chácaras Lúcio Costa, na região do Guará. A reunião, realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti, contou com a participação de secretários do GDF e representantes da comunidade, após visita da governadora Celina Leão à região no fim de maio.
Habitada por cerca de quatro mil famílias há mais de quatro décadas, a comunidade reivindica melhorias em áreas como infraestrutura urbana, abastecimento de água, iluminação pública, segurança e espaços de lazer. Durante o encontro, os órgãos envolvidos apresentaram medidas e cronogramas para atender as principais demandas.
Água e iluminação
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informou que iniciou o processo de selagem e cadastramento das residências, etapa necessária para a implantação da rede de abastecimento de água. A partir de 22 de junho, terão início as instalações da rede, dos cavaletes de concreto e dos hidrômetros. A expectativa é que essa fase seja concluída em até 90 dias.
Na área de energia, a Companhia Energética de Brasília (CEB) já emitiu ordem de serviço para a instalação de novos pontos de iluminação pública. A Neoenergia Brasília também participará dos...
Projeto protege consumidor contra falta de serviços públicos
Diante das constantes quedas de energia e da falta de água que têm afetado milhares de moradores do Distrito Federal, o vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Ricardo Vale (PT), apresentou um Projeto de Lei para garantir mais respeito, transparência e informação à população. Nos últimos meses, o gabinete do parlamentar recebeu diversas reclamações de moradores que sofrem com interrupções inesperadas no fornecimento de água, energia elétrica e até falhas na coleta de lixo, muitas vezes sem qualquer aviso prévio.
Para enfrentar esse problema, o projeto obriga empresas e órgãos responsáveis pelos serviços essenciais a comunicarem a população, por WhatsApp e outros aplicativos de mensagem, sempre que houver suspensão dos serviços. Quando a interrupção for programada, os moradores deverão ser avisados com pelo menos 24 horas de antecedência. Já nos casos emergenciais ou não programados, o aviso deverá ser imediato.
Além da comunicação rápida, as mensagens precisarão informar o motivo da interrupção, as regiões afetadas e a previsão de normalização do serviço. A proposta também determina que cortes programados só possam acontecer durante o dia e em dias úteis, reduzindo os transtornos para trabalhadores e famílias.
Respeito ao consumidor
Outro ponto importante do projeto é a defesa do consumidor. Caso a população...
Kiko Caputo entra na disputa pelo GDF
Advogado, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) e pré-candidato ao Governo do Distrito Federal pelo Partido Novo, Francisco Queiroz Caputo Neto, o Kiko Caputo, afirma que entrou na política movido pela insatisfação com os rumos da capital federal. Ele passou o sábado no Guará, visitando a Feira, pontos estratégicos da cidade e concedendo entrevistas.
Aos 56 anos, Caputo nasceu em Juiz de Fora (MG) e chegou a Brasília em 1973, quando seu pai, juiz de carreira, foi transferido para a capital. Formado em Direito e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, presidiu a OAB-DF entre 2010 e 2012, foi conselheiro federal da Ordem e integrou o Conselho da República.
Agora, busca um novo desafio: disputar o Palácio do Buriti. Segundo ele, a decisão foi motivada pela percepção de que Brasília perdeu qualidade de vida e eficiência nos serviços públicos ao longo dos anos. “Chegou um momento em que eu decidi sair da reclamação para a ação”, afirma. Caputo diz ter encontrado no Partido Novo identificação com princípios de gestão, honestidade e responsabilidade fiscal.
Apostando na mudança
Mesmo enfrentando grupos políticos já consolidados, Caputo acredita que há espaço para uma candidatura alternativa. Para ele, grande parte do eleitorado...
Renata Daguiar reúne 1,5 mil lideranças e reforça protagonismo no Republicanos
Renata Daguiar reforçou sua presença política e seu protagonismo no Republicanos durante um grande encontro realizado na noite deste sábado (30), que reuniu cerca de 1,5 mil lideranças de diversas regiões do Distrito Federal, em um salão na L2 Sul, no Plano Piloto.
Pré-candidata a uma das 24 cadeiras da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Renata apresentou sua trajetória de trabalho, destacou ações desenvolvidas em benefício da população e reafirmou seu compromisso com a construção de políticas públicas voltadas à promoção da qualidade de vida dos brasilienses.
O evento evidenciou a força de seu projeto político e a ampla rede de apoiadores que vem sendo consolidada ao longo dos últimos anos. Lideranças comunitárias, representantes de diversos segmentos e autoridades marcaram presença para demonstrar apoio à pré-candidatura da republicana. Entre os cerca de 1,5 mil presentes estavam a secretária de Desenvolvimento Social, Giselle Ferreira; o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira; e o administrador do Parque da Cidade, Todi Moreno, além de outras autoridades.
A participação da governadora Celina Leão estava confirmada, mas ela precisou ser internada no Hospital Santa Lúcia, no Setor Hospitalar Sul, para tratar um pneumotórax. Quem também precisou cancelar a participação, por questões pessoais, foi o ex-governador Ibaneis...
É tempo de São João
O Grande São João do Guará chega à sua 10ª edição consolidado como uma das principais festas juninas do Distrito Federal. O evento será realizado entre os dias 12 e 14 de junho, em frente ao Edifício Consei, reunindo música, dança, gastronomia, cultura popular e atrações para toda a família.
Criado a partir da proposta de fortalecer os festejos tradicionais nordestinos, o evento se tornou uma referência cultural na cidade. Ao longo da última década, a festa homenageou temas como o cangaço, o cordel, os bois do Brasil, Luiz Gonzaga e as mulheres nordestinas. Neste ano, a homenagem será dedicada ao mestre Espedito Seleiro, artista reconhecido internacionalmente por seu trabalho em couro e por confeccionar peças para nomes como Dominguinhos, Padre Fábio de Melo e João Gomes.
Segundo o organizador Miguel Edgar, a escolha do homenageado faz parte de um trabalho de pesquisa e valorização da cultura popular brasileira. “A gente faz uma imersão na cultura para levar para a arena o melhor das tradições nordestinas. Fui pessoalmente à cidade do mestre Espedito para fazer o convite e pedir autorização para utilizar seu nome como tema da festa”, conta.
Cultura e tradição
Uma das marcas do Grande São João do Guará é a...
Luzia lança menu para os Namorados
O Luzia Gastrô, uma das referências gastronômicas do Guará I, preparou uma programação especial para celebrar o Dia dos Namorados. A ação, intitulada Semana dos Namorados, acontece entre os dias 8 e 12 de junho e traz um menu exclusivo composto por entrada, prato principal e sobremesa, com valores a partir de R$ 279,90 por casal.
Localizado na QI 2, o restaurante se destaca por unir gastronomia, lazer e conforto em um ambiente moderno e acolhedor. A casa conta com três ambientes integrados, incluindo uma varanda cercada por plantas, salão interno com amplos janelões e um espaço superior destinado a eventos e confraternizações. O local também oferece música ao vivo de quarta a domingo e espaço kids para as famílias.
Experiência gastronômica para casais
Durante a Semana dos Namorados, os casais poderão escolher uma entrada, um prato principal e uma sobremesa para cada pessoa. Entre as opções de entrada estão a Bruschetta de Pera ao Mel, preparada com pera caramelizada, gorgonzola, presunto Parma e mel sobre pão artesanal; a Salada Encantos, que reúne mix de folhas verdes, tomate-cereja, uvas frescas, manga em cubos, cebola roxa suavemente marinada, cenoura laminada, castanhas crocantes, croutons artesanais e molho cítrico de maracujá com azeite; e a...
Teresa Dias, liderança por vocação
Algumas pessoas moram no Guará. Outras ajudam a construir a história da cidade todos os dias. Teresa Dias é uma delas.
Ela chegou ao Guará em 1978, ainda jovem. Aqui se casou, constituiu família e viu os três filhos nascerem. O pré-natal foi feito no antigo Posto de Saúde da QE 17 e os registros foram realizados no cartório da cidade. Desde então, sua vida se confunde com a história do Guará.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Rose Soares | Corretora de Imóveis (@corretorarosesoares)
Mas foi uma dificuldade que acabou mudando seu caminho. Em 1996, Teresa precisou morar na invasão das Mamoneiras. Foi ali que surgiu seu envolvimento com o movimento habitacional, uma missão que ela abraçou e que se tornou parte fundamental da sua vida.
Hoje, ela preside uma associação habitacional e já ajudou centenas de famílias a conquistarem moradia. Só nas Quadras Novas do Guará, segundo ela, 25 famílias foram beneficiadas diretamente pelo trabalho desenvolvido. Ao longo dos anos, estima ter contribuído para atender entre 350 e 450 famílias.
O que chama atenção em Teresa é a forma como ela encara a liderança comunitária. Ela faz questão de destacar que nunca aceitou cargos ou nomeações políticas. Seu trabalho, segundo...
Casa da Cultura do Guará é reinaugurada após revitalização
A Casa da Cultura do Guará foi reinaugurada nesta sexta-feira (29 de maio) com uma programação cultural gratuita ao longo de todo o dia, reunindo apresentações artísticas, atividades de bem-estar, exposições, feira de artesanato e manifestações culturais abertas à comunidade. O evento integrou o calendário oficial das comemorações pelos 57 anos do Guará e marcou uma nova fase para um dos mais importantes espaços culturais da cidade.
A solenidade oficial ocorreu pela manhã e contou com a presença de autoridades, artistas, produtores culturais e moradores da região. Durante todo o dia, o público acompanhou apresentações de yoga, dança terapêutica, capoeira, teatro infantil, Tribal Fusion, Grupo Zenga, Lau Percussão, além de atividades voltadas à integração comunitária e valorização da cultura local.
O espaço passou recentemente por um amplo processo de revitalização promovido pela Administração do Guará, com investimento superior a R$ 300 mil em recursos próprios. As obras contemplaram pintura interna e externa, manutenção elétrica e hidráulica, reforma dos banheiros, troca de pisos, melhorias estruturais e adequações de acessibilidade, garantindo mais conforto, segurança e melhores condições para as atividades culturais desenvolvidas no local.
Segundo o administrador regional do Guará, Artur Nogueira, a entrega representa mais um compromisso cumprido pela atual gestão com os...
Sessão Solene pelos 57 anos do Guará reúne mais de 700 convidados
Mais de 700 pessoas participaram da Sessão Solene em comemoração aos 57 anos do Guará, realizada na noite desta quinta-feira (28 de maio). Proposta pela deputada distrital Dayse Amarilio, a homenagem reuniu pioneiros, lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil e moradores para celebrar a história e reconhecer aqueles que contribuíram para a construção de uma das cidades mais tradicionais do Distrito Federal.
A cerimônia foi marcada por momentos de emoção, resgate da memória coletiva e valorização da identidade guaraense. Ao longo da noite, personalidades que ajudaram a construir a história do Guará receberam homenagens em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento social, cultural, comunitário e econômico da cidade.
Autora da homenagem, a deputada Dayse Amarilio destacou a importância de preservar a memória do Guará e valorizar as pessoas que ajudaram a construir a cidade ao longo das últimas décadas. “Tenho muito orgulho de ser guaraense raiz. O Guará faz parte da minha história, da minha família e da minha trajetória. Celebrar os 57 anos da nossa cidade é reconhecer cada pessoa que ajudou a construir essa história com trabalho, dedicação e amor pelo lugar onde vive. O Guará é feito por gente que cuida das pessoas e mantém vivo o...



