Besouros obrigam corte de árvores

Novacap faz cortes preventivos para evitar quedas de árvores na QI 4

As árvores foram cortadas pela Novacap e não pela Administração Regional do Guará, e a equipe responsável pelo serviço teve que ser protegida por policiais militares, porque estava sendo ameaçada por alguns frequentadores da praça, que protestavam contra o corte.

Após questionamentos dos moradores da QI 4 sobre a poda de algumas árvores na parça da quadra, a Administração Regional do Guará foi até à Novacap, responsável por esse serviço, para apurar o motivo dos cortes. A explicação da empresa é que as árvores foram atacados por um besouro, e já estavam com as raízes comprometidas e com risco de cairem.
Por isso, para evitar acidentes e risco à vida dos moradores, foi necessária a erradicação, com base no decreto 14.783/93.
Diariamente, o Departamento de Parques e Jardins recebe demandas da população e as encaminha para o setor responsável pela execução do serviço. “É necessário que a pessoa especifique o local, a situação e a aparência da árvore para que cada caso seja tratado com a devida urgência”, avisa o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto.
As espécies, segundo ele, são classificadas por local e ordem de prioridade — a lista é atualizada diariamente. Após o primeiro contato, antes da poda, engenheiros florestais são enviados para analisar a situação. O relatório desenvolvido pelo técnico orienta a equipe de campo quanto ao tipo de corte a ser feito.
Nessa etapa, são empregados equipamentos específicos, como o GPS, que marca o geoposicionamento da árvore. Quando a avaliação técnica é questionada, também pode-se utilizar o tomógrafo, que avalia, por meio de sensores, o apodrecimento da árvore, e o resistógrafo, que mede a resistência da madeira e a existência de organismos em seu interior.
Como é feito o trabalho de poda de árvores
Para evitar a queda e diminuir possíveis estragos, todos os dias 23 equipes — nove de empresas terceirizadas — trabalham em campo. Cada uma tem em média de dez funcionários, distribuídos em operadores, serventes e motoristas de caminhão. As turmas são divididas de acordo com o serviço a ser executado.
Entre os diversos tipos de podas, as mais comuns são a de formação, efetuada desde que as mudas são plantadas até o seu pleno desenvolvimento e a de manutenção, que pode ser de limpeza ou sanitária, quando eliminados galhos secos ou atacados por patógenos. A de adequação é utilizada para solucionar ou amenizar conflitos entre equipamentos urbanos e a arborização.
Também existem, segundo a Novacap, as correções na forma de crescimento da planta, de acordo com o ambiente em que está posicionada. É o caso dos cortes de equilíbrio, de redução e de levantamento de copa, que fazem parte da adequação. Durante o ano passado foram feitas 51.735 podas em Brasília.
Quando as árvores devem ser podadas ou retiradas
A manutenção é feita em toda a área verde pública de Brasília. Ao notar crescimento irregular ou exagerado, inclinação súbita, estalos, aparecimento de fungos ou qualquer outra irregularidade que comprometa a saúde da árvore ou de pessoas, o serviço deve ser solicitado.
Para podas domiciliares, o proprietário deve entrar em contato com a Novacap, que enviará um técnico para fazer um relatório orientando o corte adequado, feito pelo próprio morador ou por serviço particular.