Casos de dengue caem quase 80% no Guará

Série de operações de limpeza, como o Cidades Limpas ao longo do ano e desocupações contribuíram com diminuição dos focos de proliferação dos mosquitos

O programa Cidades Limpas, coordenado pelo secretário de Cidades Marcos Dantas, é um dos responsáveis pela redução dos casos de dengue

De janeiro a novembro deste ano, o Guará apresentou redução de 74,33% no número de casos de dengue. Foram registradas 134 ocorrências durante os 11 meses, contra 522 no mesmo período em 2016. Em todo o Distrito Federal, a queda foi de 17.525 para 3.961, o que equivale a quase 78% a menos na comparação dos anos.
Segundo o secretário das Cidades, Marcos Dantas, a redução é atribuída a um trabalho em conjunto promovido pelo governo no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Desde o aumento nos registros, em 2016, intensificamos as ações voltadas à erradicação do inseto”, destaca.
Ele aponta a ação do Programa Cidades Limpas como uma das estratégias fundamentais para a diminuição dos índices de infecção. O Guará recebeu a força-tarefa de 24 de abril a 5 de maio deste ano. Entre ações de limpeza, conservação e melhorias do espaço urbano, o mutirão atuou intensamente no combate aos focos do mosquito.
Os agentes de vigilância ambiental em saúde inspecionaram mais de 1,9 mil imóveis somente durante o período da passagem do programa. Com o mesmo objetivo, os órgãos públicos recolheram 2,1 mil toneladas de entulhos. Outra ação fundamental foi a retirada de 20 carcaças de carros abandonadas em vias públicas.
“Essas estruturas, além servirem para esconderijo de criminosos, também estavam passíveis de acúmulo de água, ou seja, potenciais criatórios de larvas do inseto”, explica Marcos Dantas.
Oferecer risco à população ainda pode gerar multa. A Agência de Fiscalização do DF (Agefis) tem feito trabalho de notificação a quem não toma medidas para evitar a proliferação do mosquito. Caso não o faça, fica suscetível a multa, que varia de R$ 74 e R$ 185 mil, dependendo do local, da quantidade e do tipo de resíduo descartado.
Outras cidades
Finalizando a edição do Gama e iniciando no Sudoeste, na Octogonal e no Cruzeiro, o Cidades Limpas chega à 29ª edições em um ano. Os dados mais recentes dão conta de que o programa removeu 93,1 toneladas de entulho, desobstruiu 3 mil bocas de lobo e recolheu 250 carcaças. No período, foram visitados 83,6 mil imóveis para combate ao Aedes aegypti, vetor da dengue, do zika vírus e da chikungunya. “Para o próximo ano, vamos voltar às regiões visitadas para dar continuidade ao trabalho feito. Lembrando que é um projeto no qual a população tem um papel fundamental na conservação do que foi feito”, finaliza o secretário.