Os meninos do Butantã 04

Projeto esportivo agrega valores familiares e caráter ao treino de futebol

O projeto é voltado para a prática do futebol, mas vai muito além disso. O Meninos do Butantã tem também um objetivo social, com o envolvimento de jovens entre 9 e 17 anos em atividades esportivas, distanciando-os de más companhias, da prática de atos violentos, convidando-os para uma vida mais ativa e longe do comodismo que a era tecnológica trouxe para esta geração. E que, por muitas vezes, tem levado as crianças à alienação e ao sedentarismo. O objetivo ainda engloba um fator principal: a participação dos pais no treino dos filhos. O propósito é de fortalecer o vínculo entre eles e entre a sociedade, já que vivemos em uma época onde falta tempo para tudo, até para a família.
“Os meninos do Butantã 04” nasceu e é desenvolvido no campo de grama sintética da QE 5, não tem fins lucrativos e conta com o trabalho voluntário de todos os membros da equipe, que ensinamos mais de 60 participantes, princípios como disciplina, respeito ao próximo, paciência, ajuda nas tarefas domésticas, cidadania e até mesmo cuidados com o próprio uniforme. Os idealizadores do projeto, que teve início em 2015, foram Robson Mourão, Adilson Baptista e mais tarde Djalma Ramos se juntou à equipe. Todos são velhos conhecidos da comunidade guaraense – Adilson e Djalma moram há 40 anos na cidade e Robson há 22.
O nome escolhido “Os meninos do Butantá 04” remete ao saudoso time de futebol amador da cidade, o Butantã, que fazia sucesso nos anos 80 e 90. O número 4 no nome é por representar a quarta geração do time. “Na nossa juventude, a principal diversão era o futebol, mesmo nos campinhos de terra, sem estrutura nenhuma. Era muito saudável e divertido, então nós resgatamos esses momentos nostálgicos e os transformamos no projeto. A gente busca as crianças para a prática de esporte e os resultados são muito positivos”, destaca Djalma Ramos.
O local para o treinamento na QE 5 foi escolhido a partir do incômodo dos coordenadores e vizinhos, que residem nas redondezas, e estavam cansados de presenciar usuários de drogas constantemente nas praças e próximo à quadra de esportes, fato que inibia os moradores de passear com as crianças no final da tarde, ou de praticar esporte por medo dos “maus elementos”. A quadra ficava abandonada até que, com o início das atividades do projeto, o movimento de pais e crianças afugentou os usuários de droga da região. “As pessoas de bem tem que ocupar o espaço público, senão ele vai ser ocupado por marginais”, enfatiza Adilson Baptista.
Sem custos
Para participar dos Meninos do Butantã 04 não há exigências, muito menos valor de mensalidade. Basta procurar a equipe de coordenação, manifestar o interesse em participar, firmar o compromisso de que um dos pais ou responsáveis estarão acompanhando a criança nos treinos. A direção analisa caso por caso, e se a criança encaixar na proposta do projeto será bem recebida pela equipe. Apesar de ter apenas uma menina treinando atualmente, elas também podem participar.
A criança ou adolescente que entra para o projeto recebe um uniforme de treinamento completo (camisa, short, meião e garrafinha) sem custo algum. O treinamento é elaborado por uma profissional de educação física e aplicado juntamente com os coordenadores. As turmas são divididas por faixa etária (sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17), para que cada grupo receba treinamento específico e evite se machucar no confronto com os atletas maiores e mais fortes.
De vez em quando, a equipe organiza campeonatos internos para os atletas se sentirem mais motivados, com troféus para os times campeões e medalhas para todos os participantes, independente da classificação. E também participam de campeonatos fora do Guará. Os troféus, as medalhas, inscrição para outros campeonatos, locomoção são custeados pelos três dirigentes, que pedem contribuições de amigos e conhecidos ou arcam eles mesmos com as despesas. Nas datas festivas, como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, dos Professores e Natal, os dirigentes preparam uma festa no campo. “A socialização também é muito importante e muitas crianças não teriam outro momento para comemorar com a família se não fosse no projeto”, afirma Adilson.
Assim como todo projeto que não conta com verba pública ou entrada de mensalidades, Os meninos do Butantã 04 também precisa de ajuda. Os dirigentes custeiam o equipamento para treino (bolas, redes, cones, bambolês), uniformes, garrafinhas de água para os atletas trazerem água de casa, apesar de já solicitado junto à Administração do Guará, falta um bebedor de água próximo à quadra.
São eles que consertam os alambrados da quadra e fazem os reparos necessários nas traves dos gols. “É um projeto social voltado para as crianças mais carentes da cidade, mas não conseguimos nenhuma ajuda do poder público. Sendo que são eles quem deveriam prover para essas crianças e aos adolescentes no que diz respeito à educação, ao esporte, à cultura, à recreação como está determinado no Estatuto da Criança e do Adolescente”, reclama Adilson, que completa: “quando cidadãos de bem se unem podem fazer a diferença na vida dos seus semelhantes. Cansamos de esperar pelo poder público e resolvemos dar nossa parcela de contribuição na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”
Voluntários que queiram dar palestras eventuais sobre temas relacionados ao esporte, vida de atleta, cidadania, alimentação são bem-vindos. Auxílio com equipamentos para os treinos, lanches para os meninos e contribuições para a festa de Natal podem ser feitas aos coordenadores Adilson 99981-4199, Djalma 98130-1359 ou Robson 97402-4049 ou pessoalmente nos dias de treino – segunda e sexta – às 19h15 no campo de grama sintética da QE 5.