Vai ter Motim no Guará

Ginásio do Cave recebe o Mercado de Produção Independente, um evento cultural multilinguagem no início de novembro

Está chegando a 5a edição do MOTIM – Mercado de Produção independente, evento anual que reúne no Distrito Federal, editores independentes e artistas de todo o Brasil. Em 2018, muitas novidades estão sendo preparadas para o público, como a presença de nomes de grande destaque no cenário nacional, shows e lançamentos imperdíveis para quem curte zine, pôster, história em quadrinhos, foto arte e outras formas de expressão que correm à margem do mercado editorial e artístico tradicional.
Um outro diferencial desta edição, que acontece entre 2 e 4 de novembro, é que uma atenção especial será dada também ao que está além do eixo Rio – São Paulo. E mais: este ano, o Guará será a casa desse grande encontro, com o intuito de colaborar na proposta de descentralização e mistura de lugares, pessoas e experiências. A partir de um circuito que traz cursos, debates, música, exposição e feira, o MOTIM busca fortalecer o DF como uma grande potência cultural e artística por meio de um intenso intercâmbio cultural.

Publicações independentes, shows, cursos, filmes e muito mais
Este ano, os trabalhos iniciam oficialmente em 2 de novembro, sexta-feira, com a apresentação do projeto “Música para Antropomorfos”, uma parceria entre a banda Mechanics e o artista Fabio Zimbres, e shows surpresa. As apresentações irão render vinis limitados, personalizados e riscados pela Lombra Records. A programação do dia conta ainda com a abertura da exposição “Fora dos Planos”, que pode ser visitada durante todo o evento. Artistas de todos os cantos do país irão expor pôsteres impressos em serigrafia pelo estúdio Art Foundry, em tiragens limitadas e assinadas.
Entre 3 e 4 de novembro, sábado e domingo, acontece a feira do MOTIM, com a presença de mais de 100 artistas, selos e publicadores independentes de todo o Brasil – e também de outros países. Durante esses dois dias, a programação também está intensa. Pelas manhãs, o artista Fabio Zimbres irá oferecer oficinas de mini zines gratuitas e indicadas para todas as idades – o que significa que adultos e crianças são bem vindos! Sessões de exibição dos curta-metragens “O Evangelho Segundo Tauba e Primal” (de Márcia Deretti e Márcio Jr.) e “Impressão Minha” (de Daniel Salaroli, Gabriela Leite e João Rabello), seguidas de debates, também fazem parte das atividades previstas, bem como lançamentos diversos – entre eles as publicações “Amor Espiritual” (DW Ribatski), “Dinâmica de Bruto 2” (Bruno Maron), “Action Painters 2” (Felipe Sobreiro) e outros.
Vai ter também uma praça de alimentação bastante diversificada e o acesso ao evento, que acontece no Ginásio Cave, no Guará, é gratuito.

Cursos especiais
Antes do evento oficial, o MOTIM – Mercado de Produção Independente promove também um ciclo de cursos com o intuito de capacitar e enriquecer o repertório de artistas da cidade – ou de pessoas em geral interessadas pelos temas propostos. Esses cursos acontecem entre os dias 27 de outubro e 1 de novembro. Entre 27 e 28 de outubro, o artista Leandro Mello, um dos idealizadores da MOTIM, vai ministrar o curso “Serigrafia para Publicações”, com o intuito de desmistificar o uso dessa técnica artesanal para quem tem pouca ou nenhuma experiência. No dia 29 de outubro, a artista Lila Cruz vai oferecer uma oficina de “Autopublicações”, para auxiliar os caminhos para quem está começando a publicar os próprios trabalhos – sejam eles história em quadrinhos, poesia, literatura ou outro gênero. Já entre os dias 30 e 31 de outubro, rola o curso “Narrativas Gráficas Através do Inconsciente”, do DW Ribatski, que tem o objetivo de ativar a criatividade e os processos práticos de composição de um material que une imagem e texto. E, para finalizar, Bruno Maron e Ricardo Coimbra se juntam para propor leituras de questões referentes ao humor e exercícios práticos no curso “Suspensão do Bom Senso – Contorcionismo Semiótica na Linguagem Humorística”, no dia 1o de novembro.