Aulas gratuitas no projeto Prevenindo com Arte

Treinamentos de diversas modalidades esportivas e artísticas com profissionais especializados, no Batalhão da Polícia Militar do Guará

O ano está se findando e o projeto Prevenindo com Arte, promovido pelo 4º Batalhão de Polícia Militar do Guará, comemora seu terceiro ano de existência com um número cada vez mais crescente de crianças, jovens e adultos inscritos em suas 18 modalidades. Em 2018, mais de 2 mil pessoas entre 4 e 84 anos frequentaram regularmente os treinos. No ano anterior (2017) os matriculados somavam 1,3 mil, e a “expectativa para o próximo ano é passar desse quantitativo dos anos anteriores, já que teremos novas modalidades”, conta o argento Giovanni Kleber Almeida de Sousa, coordenador do projeto.
Atualmente, o Prevenindo com Arte oferece diversas aulas totalmente gratuitas para os moradores do Guará e cidades vizinhas. São atividades desportivas, artísticas e recreativas. Dentro da categoria “luta” são oferecidas aulas de jiu jitsu, capoeira, muay thai, kickboxing (para crianças), karatê, judô, taekwondo e taekwon down. Também são oferecidas aulas de defesa pessoal e técnica em segurança pessoal, treinamento funcional em diversos horários, zumba, ritmos, ginástica para a melhor idade, escolinha de futebol, treinamento para goleiros e o passeio ciclístico.

Educação
Além destas, o projeto promove continuamente ações educativas que incentivam a melhor qualidade de vida dos alunos e a terem mais noções de cidadania. Algumas delas compreendidas na avaliação nutricional e coaching para a melhor idade que fazem parte do projeto e foram muito bem aceitas pela comunidade. Para 2019, o Prevenindo com Arte trará novas modalidades como musicalização (violão e canto) com o soldado Lucas Bueno da banda marcial do Exército, corrida infantil, basquete, tênis de quadra e futebol americano para crianças.
Desde 2015, quando foi criado, o projeto tem como objetivo introduzir a comunidade em um processo estratégico organizacional da Polícia Comunitária, trazendo os cidadãos para próximo da Polícia Militar. O esporte é também um das melhores formas de se prevenir o uso de drogas na adolescência e na fase adulta. Segundo o médico Rogério Morihisa, “a prática esportiva é um dos muitos hábitos saudáveis que o ser humano pode adotar, e funcionará como um fator de proteção contra o uso de álcool e outras drogas. É claro que o esporte sozinho não é o suficiente, deve ser aliado ao fornecimento de informações sobre os efeitos delas. Mas a oferta de desafios e realizações que o esporte traz para a vida de quem o pratica são muito positivas.”
Recentemente, aconteceu um dos eventos que mais movimentam o projeto, o Campeonato Interno de Futebol Infantil. Ao todo, 310 crianças na faixa etária entre 5 e 15 anos participaram dos jogos. “O campeonato é a melhor maneira de todos os alunos participarem e oferecer a mesma oportunidade por igual a eles. É uma ocasião para as turmas do período matutino e vespertino se confraternizar e conhecer uns aos outros”, afirma o sargento Giovanni.