Simão de Miranda

Escritor guaraense faz sucesso com mais de 50 livros para professores e crianças

Guaraense, membro da Casa de Autores, vencedor de 19 prêmios, professor, escritor e palestrante. Este é Simão de Miranda, morador do Guará, criador de obras para professores e crianças que vem fazendo sucesso nas escolas brasilienses. A paixão pelos livros começou na escola – Simão escrevia poesias e depois mostrava aos amigos que o incentivavam a seguir a carreira de escritor.
A coleção “Vagalume da Ática”, “Ziraldo” e “O Sítio do Pica-pau Amarelo” serviram como inspiração para a criação das suas obras. O lançamento do seu primeiro livro não demorou – foi aos 20 anos que ele publicou “Versículos para os Intervalos: Poemas Rápidos para quem tem Pressa”.
Com mais de 50 livros lançados, o escritor escreve para crianças e adultos. Os livros contém dicas que ajudam os professores de educação infantil a melhorar as práticas em salas de aula, deixando os ensinamentos mais dinâmicos e divertidos. As crianças conseguem entender as histórias e viajar no mundo da imaginação.
“Já lancei três livros em português europeu e em espanhol – não tenho dúvidas que a literatura ajuda a construir personalidades, emancipação e cidadania. Além de ser um elemento de ludicidade fundamental para a criança. As escolas tem adotado os meus livros e se encantado”, conta Simão de Miranda.

Também palestrante
O escritor também promove palestras nas instituições de ensino, que é dividida em duas etapas com conteúdo para os professores e alunos. São encontros saborosos, recheados com a paixão pelo educar e guarnecido pelas convicções da educação como a única força transformadora da sociedade. “Minhas palestras reúnem cada vez mais pessoas. Portanto, quero multiplicar este alcance, com meus livros sendo usados em escolas públicas e particulares”, diz ele.
O ABC do bem; Frederico, O Homem Rico e a Divertida História Do Dinheiro Contada Por Você, são as obras recentes de Simão de Miranda, que já vendeu mais de 600 mil livros no Brasil e em vários países.
Para os próximo ano, o escritor já tem três obras prontas. A expectativa é que em 2019, Simão de Miranda alcance mais escolas, com bate-papo animado que envolve a magia do livro e da leitura que ocorrem nos encerramentos de projetos literários das escolas que adotam os livros.