São 23 instrumentos. Por trás da máquina instrumental, encontra-se Debanda, que interpreta ao lado de sua filha, a Debandinha (Estela Vieira Lignelli), diversos personagens. Debanda é vivido pelo músico – ator César Lignelli. O espetáculo musical deu origem ao projeto Debandando nas Feiras.
Após passar pela Feira Modelo de Sobradinho (Quadra Central – Sobradinho) e ser sucesso de público, a iniciativa patrocinada pelo BRB -Banco de Brasília retorna agora à Feira do Guará (QE 25 – Guará II). A apresentação acontece neste domingo, 16 de junho, às 11h no local.
E César chega como uma espécie de menestrel e bobo da corte em seu motorhome (trailer com todos os equipamentos necessários para o espetáculo) para contar, encantar e cantar a história de um possível triângulo amoroso. “É muito bacana essa interação com o público e estou muito feliz de poder levar esse espetáculo para as regiões administrativas do Distrito Federal e para a Torre de TV. E cada espetáculo é único. Vamos nos envolvendo com a plateia e o retorno também interfere positivamente na apresentação, que muda em cada local”, destaca o artista.
Quem for ao Guará poderá sentir a energia. E, ainda, ver instrumentos como gaita de fole, tambores, naipe de apitos, agogôs, tamborim, reco-reco e claves de madeira sendo tocados unicamente por Lignelli. Afinal, a máquina instrumental é uma verdadeira parafernália de cultura.
“Debanda parece uma espécie de andarilho acumulador que, por ora, concentra características turvas em meio à sua translucidez. Acumula memórias. Não se sabe exatamente de onde vem e nem a que tempo pertence”, explica Lignelli.
As intervenções do artista começaram há quatro anos com a criação da máquina instrumental. O desenvolvimento da mesma e do espetáculo contaram com as parcerias estabelecidas com o compositor português João Lucas, Sulian Vieira, Gil Roberto, Cyntia Carla, dentre outros. “Afinal, a produção apresenta desafios imensuráveis no diálogo entre as possibilidades corporais do ator, a manipulação dos inúmeros instrumentos, o cantar e o contar uma história com distintos personagens. Sem essas parcerias não seria possível realizar o projeto”, coloca, feliz.
O projeto Debandando Nas Feiras tem o patrocínio do BRB – Banco de Brasília e é uma realização da Criativa Empreendedorismo.
Música pelas feiras do DF –
O Debandando nas Feiras é uma performance teatral que fala de amor, música, conquista e perda com um toque de drama, mas sem perder o humor. Na performance, os personagens interpretados por César e por Estela Vieira Lignelli, que intervém na trama, interagem com a plateia por meio de diálogos e da contação de histórias, que é toda cantada e tocada a partir da presença de um narrador, o chamado Debanda, e sua filha Debandinha. Além deles, as personagens nomeadas de Demais, Demenos e Ella também ganham vida. As variações entre as personas se dão pelo timbre das vozes, pela movimentação e pelos instrumentos utilizados para enriquecer a cena.
E no desenrolar da trama, o público apreciará cerca de 10 músicas compostas por Lignelli e pelo compositor João Lucas. Após Sobradinho, o espetáculo passará pelo Guará, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Cruzeiro, São Sebastião e Plano Piloto (Torre de TV).
Serviço
Debandando Nas Feiras
Data: 16 de junho, domingo
Local: Feira do Guará (QE 25 – Guará II).
Horário: 11h
Entrada gratuita
Livre para todos os públicos
https://www.facebook.com/espetaculodebanda/