Administração do Guará promove Ação Educativa para tratar sobre dengue e Coleta Seletiva Consciente

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, é um assunto de saúde pública e que envolve a responsabilidade de todos os cidadãos e autoridades guaraenses. Em razão disso, a Administração Regional do Guará em conjunto com os órgãos de saúde da cidade e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) está mobilizando a comunidade e diversos representantes de órgãos públicos para uma reunião educativa e de conscientização sobre o assunto.
A reunião com a população será realizada no dia 4 de julho de 2019, às 19h, no auditório da Administração do Guará, localizado na Área Especial do Cave, próximo à Feira do Guará.
Dados divulgados, na sexta-feira (28/06), pela Secretaria da Saúde indicam uma queda de quase 50% no número de casos suspeitos e de casos novos de dengue nas duas últimas semanas, em comparação com a Semana Epidemiológica n° 25 (de 16 a 22 de junho). Nesse período, foram contabilizados 35.523 casos de dengue, sendo que 96,9% deles ocorreram em residentes do Distrito Federal.
“Mesmo com o bom resultado das ações governamentais, nosso objetivo é reduzir ainda mais o número de casos, especialmente, no Guará. Os esforços precisam continuar, pois o combate ao mosquito transmissor é uma responsabilidade de cada um de nós dentro de sua realidade”, destaca a administradora regional, Luciane Quintana.
A Administração Regional do Guará atua em parceria com a Secretaria de Saúde por meio do grupo intersetorial de planejamento das ações de combate e controle da dengue (Geiplan-dengue) formado por representantes da Regional de Saúde, Regional de Ensino, Conselho de Saúde, Diretoria de Vigilância Ambiental, Administração Regional, Agência de Fiscalização (Agefis) e Inspetoria de Saúde no acompanhamento das ações de prevenção e estratégias de enfrentamento à dengue na região.

Projeto “Coleta Seletiva Consciente”
Outro ponto de atenção durante a reunião será a apresentação do projeto “ Coleta Seletiva Consciente” do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) à comunidade com o intuito de ampliar as informações quanto aos cuidados corretos do lixo, sua destinação e a participação dos moradores.
O Projeto Coleta seletiva Consciente visa fortalecer, descentralizar e integrar ações de gestão de resíduos com as Administrações Regionais para a mobilização das comunidades, com o objetivo de aumentar o aproveitamento dos materiais recicláveis.
O objetivo da ação educativa é aproximar o cidadão da atuação dos órgãos e torná-los multiplicadores de informações em sua comunidade.

“Nossa proposta é que os guaraenses façam parte desse processo. Queremos empoderá-los para que nos ajudem na replicação dessas informações e na fiscalização das ações de prevenção que envolve todos nós”, acrescenta, Luciane Quintana.
No dia 3 de julho, a administração regional reunirá representantes dos órgãos de saúde, segurança, fiscalização e manutenção da cidade com o intuito de formar multiplicadores de informações em suas respectivas áreas de atuação na luta contra o mosquito.

Ação Educativa Pró-Guará
Data: 4 de julho de 2019 (quinta-feira)
Horário: 19h