Hospital do Guará oferece tratamento homeopático gratuito

O principal benefício dessa especialidade médica é restabelecer o equilíbrio do organismo, atuando, prioritariamente, nos fatores que compõem a origem da doença

Sistema terapêutico processado à base de substâncias vegetais, animais ou minerais, a homeopatia trata o paciente como um todo, e não apenas a doença de forma isolada. No DF, é possível ter acesso a esse serviço, ofertado pela Secretaria de Saúde (SES) em nove unidades da rede pública. Atualmente, 11 médicos homeopatas atuam nessa área.

O tratamento homeopático começa pela consulta médica, momento em que a anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde com o paciente) privilegia as informações sobre a pessoa que faz a consulta. “Elas [as informações] são coletadas e submetidas a um procedimento chamado repertorização, de onde se elege um ou mais de um medicamento que apresente semelhança com o caso relatado”, explica a responsável técnica distrital de homeopatia da SES, Maria de Fátima Della Côrte.

Tratamento integral

“O medicamento estimula o funcionamento de algumas áreas do corpo que não estejam trabalhando da maneira como deveriam, ajudando-o a encontrar uma certa estabilidade”, resume Maria de Fátima. A abordagem na homeopatia, detalha, difere da alopatia por compreender a doença como uma expressão de um todo que se encontra em desarmonia, em vez considerar a pessoa de forma fragmentada.

“A homeopatia atua sob a integralidade do indivíduo; não vai tratar o sintoma, e sim a origem da doença”, resume a médica homeopata Maria Júlia Pereira Spina, que atende na Policlínica da 514 Sul. O tempo de duração do tratamento varia de acordo com o paciente, que é orientado quanto ao uso da medicação, além de receber acompanhamento.

Equilíbrio restaurado

O principal benefício da homeopatia é restabelecer o equilíbrio dinâmico do próprio organismo, sem os usuais efeitos colaterais das drogas alopáticas. “Torna-se uma excelente alternativa em casos de alergia crônica, asma, rinites, sinusites, para tentar minimizar o uso dos corticoides”, destaca Maria de Fátima.

Paciente com asma e rinite, Juliana de Souza da Cruz, de 25 anos, decidiu procurar o tratamento homeopático para diminuir a quantidade de corticoides que utilizava. “Quero migrar da alopatia para a homeopatia”, afirma a lojista. Atendida pela primeira vez na Policlínica da 514 Sul, a moradora da Asa Norte aprovou a consulta. “Percebi que a médica deu valor ao meu relato. Tive a impressão de que ela tem uma visão mais geral, de pensar no organismo com um todo”.

Rosemary oil and oil dropper.Essential oil, aromatherapy, natural remedies.

Parceria

A médica homeopata Sandra Kersul, que atua nessa área no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), lembra que, em 2010, pacientes com sérios distúrbios de comportamento, incluindo adolescentes com Transtornos do Espectro Autista (TEA) atendidos na odontologia, começaram a ser encaminhados para esse tratamento alternativo.

“Havia casos em que era preciso dar anestesia geral em bloco cirúrgico para que os dentistas pudessem tratar, devido à grande agitação que [os pacientes] apresentavam”, conta. “Com a introdução da homeopatia, vimos o progresso na interação social, a diminuição do uso do bloco cirúrgico e eles ficando mais cooperativos, aptos a receberem ações de saúde bucal, facilitando o trabalho da equipe odontológica.”

Luís Fernando Morais da Conceição, de 29 anos, é um dos pacientes que recebeu o encaminhamento para a homeopatia do Hran pela odontologia. Ele foi diagnosticado com síndrome de west, uma forma de epilepsia que começa na infância e é caracterizada por crises convulsivas, além do retardo no desenvolvimento mental e motor.

A mãe de Luís Fernando, Maria Helena de Morais, de 66 anos, percebeu os sinais de melhora ao longo do tratamento e relata: “Meu filho babava muito. Praticamente, isso acabou. Teve uma fase em que chorava o tempo inteiro. Hoje, ele está mais tranquilo”.

Acesso

O encaminhamento para a homeopatia pode ser obtido tanto na unidade básica de saúde (UBS), pelo médico de família, quanto pelo profissional de saúde que atenda em uma das unidades da atenção secundária. A consulta de primeira vez é marcada pelo sistema de regulação. Já os retornos são agendados onde o usuário recebe assistência.

Histórico

Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843) foi o fundador da homeopatia em 1779. No Brasil, a técnica foi introduzida, a partir de 1840, pelo médico francês Benoit Mure.

No Brasil, o reconhecimento da homeopatia como especialidade médica foi oficializado em 1979, pela Associação Médica Brasileira (AMB), quando foi fundada a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB). Em 1980, o Conselho Federal de Medicina (CFM) incluiu a homeopatia suas especialidades. Atualmente, comemora-se em 21 de novembro o Dia Nacional da Homeopatia.