Amantes de jogos de tabuleiro reunidos no Guará

Mania resiste à tecnologia e incentiva a segunda edição de evento do tema no Guará

O hobby dos jogos de tabuleiro não se resume a War, Banco Imobiliário e Jogo da Vida. Muitos não sabem, mas existem mais de 70 mil títulos ao redor do mundo. O mercado absorve, pelo menos, mais de três mil jogos novos a cada ano e vários deles são criados por brasileiros. E é para celebrar esse universo e a criatividade brasuca que o Engrenagem Lúdica chega à segunda edição, no próximo dia 30 de novembro, a partir das 14h, na Livraria Cultura do Casa Park.
O evento gratuito reúne desenvolvedores de jogos, jogadores experientes, monitores e o público que anseia por descobrir mais sobre o mundo dos meeples, cartas, dados e tabuleiros. Organizador do evento, Giovani Amaral conta que o hobby tem tomado o planeta de assalto. “Estados Unidos e Europa já celebram o mundo do board game há décadas, mas a diversão esquentou em todo o planeta nos últimos anos. Temos novas editoras e novos desenvolvedores em vários países e o Brasil não é diferente”, aponta.
“E é justamente por conta desse crescimento que precisamos de eventos que possam reunir todos os seguimentos, desde os criadores dos jogos até aquela pessoa que ainda não descobriu as maravilhas desse universo.” Giovani Look, como é conhecido no meio, explica que a livraria terá vários ambientes para a edição de 2019. “A área principal é destinada aos maiores desenvolvedores de Brasília, que lançarão jogos para o público. São jogos em fase de teste e o retorno dos jogadores é fundamental para o criador. Também teremos uma área para o público que ainda não está acostumado a esse mundo dos board games, com mais de 30 tipos de jogos à disposição, dos mais variados temas, e também um local reservado para jogadores mais experientes. ”
A ideia do Engrenagem Lúdica é mostrar não apenas que esse universo é direcionado a todas as idades, como também pode se mostrar uma ferramenta na vida das pessoas. “Além de promover e divulgar a cultura dos jogos de tabuleiros, queremos mostrar que os jogos trazem diversos benefícios, como o desenvolvimento cognitivo e criativo lúdico. Também não podemos esquecer que os board games promovem uma interação social e familiar que vem se perdendo ao longo dos anos com o crescimento do mundo digital”, destaca o organizador.