Pirata do Espaço resgata o cuidado com a performance no rock

Durante o lançamento da coletânea Uivo, no sábado, 16 de novembro, ocorreu a divertida estreia ao vivo da eclética banda de Pop Rock Pirata do Espaço, do cineasta Péterson Paim

O guaraense Péterson Paim compõe desde criança. Aos 9 anos, escreveu Os Monstros, e aos 10 tirou uma estrofe e acrescentou outras 4… ainda com 10 anos de idade, em 1988, escreveu Ordem E Progresso, Pestes e outras ainda não gravadas. Aos 12, uma poesia em forma de acróstico que mais tarde também se tornaria uma canção. Aos 17 anos, mais composições. Algumas tentativas de formar bandas com amigos não foram pra frente. Chegaram o vestibular e faculdade. Projeto engavetado. Paim se dedicou à Química e ao Cinema, duas áreas de formação superior do artista. Em 2005, sonhou com a melodia e parte da letra de Você Não Quer. Em 2013, o mesmo ocorreu com o refrão de Eu Não Preciso De Você. Mais composições em 2014, incluindo um Reggae, que vai entrar no álbum, e a balada Parece Um Sonho.
“Parecia que a música pedia espaço dentro de mim, e eu não tinha conseguido me dedicar o suficiente, mas isso vinha martelando na minha cabeça”, diz Péterson. Passaram-se 30 anos após a primeira composição, e Péterson retomou o projeto musical – tentou formar banda com pessoas conhecidas, mas não conseguiu gente disponível. Foi então que Péterson criou O Pirata Do Espaço, um cantor mascarado, com capacete, luvas e sobretudo. Em meados de 2018, contratou o Estúdio Formigueiro, do ex-aluno e produtor musical Bruno Formiga, para gravar inicialmente Ordem e Progresso e Os Monstros, de onde saíram dois clipes.

Os clipes e músicas em plataformas digitais (Spotify, Deezer e outros) podem ser encontrados no site www.piratadoespaco.com, além, claro, pelo nome Pirata do Espaço no Youtube e nas plataformas de música digitais.

Mas, antes, Péterson fez intensivão de canto em uma escola de música conceituada em Brasília. E desde fevereiro tem feito aula de canto. “Antes de aprender as técnicas vocais, eu até conseguia alcançar os tons, mas me cansava muito mais rápido e ficava rouco com facilidade”, afirma Paim. Depois dos clipes, o guitarrista, vocalista e produtor musical Paulo Charbel entrou voluntariamente no projeto e ajudou muito com as demais músicas. Charbel já fez turnê nos EUA, tinha contrato com gravadora americana e morou por uma década em Los Angeles. Sua música venceu um concurso nacional e foi tema do comercial da linha Rock in Rio da Volkswagem, em 2015. Péterson ainda contratou tecladista e bateristas para outras canções, e um sambista para fazer percussão, metais e cavaco da música Fã Químico, uma mistura de Rock com funk, pagode e samba.

O disco
No total, 12 faixas gravadas. Álbum mixado e masterizado. As músicas, de uma forma geral, estão no gênero Pop Rock, mas permeiam pelo Punk, pelo Progressivo, pela Jovem Guarda, pelo sério e pelo humor, pelo protesto e pelo amor. Música Eu Não Preciso De Você na coletânea UIVO 2019! Só um problema: os músicos da gravação não têm disponibilidade para acompanhar o Pirata nos eventos. Péterson buscou então mais músicos, e encontrou os ex-alunos Paulo Ananias, na guitarra, e Marcos Vinícius, na bateria, e ainda com o baixista Cristiano Campos e o tecladista Rômulo Garcia, apenas a 10 dias da primeira apresentação, no festival Uivo 2019.

O show
Show performático com direito até a HE-MAN do Trem da Alegria, com espada e tudo, macacão invadindo o palco e maquete do Congresso Nacional despedaçada como protesto, levando a galera ao delírio. O público participou ativamente da apresentação e ainda teve muito transeunte que parou para assistir, inclusive pais com seus filhos pequenos. O Pirata parece ter agradado às crianças também, que não paravam de pular na frente do palco, mesmo quando a música não era infantil. A próxima etapa é o lançamento do CD com show completo.