Encontro comunitário celebra Dia Internacional da Mulher

Direito e empoderamento da mulher foram temas de palestra durante encontro da Horta Comunitária do Guará

O 72º Encontro Comunitário realizado no último sábado (07), na Horta Comunitária do Guará abordou os temas Direitos e Empoderamento da Mulher em alusão ao Dia Internacional da Mulher comemorado em 8 de março. O encontro realizado a cada quinze dias foi aberto ao público e contou com as presenças de palestrantes, lideranças comunitárias, voluntários e convidados.

A palestrante Dra. Patrícia Guimarães, Advogada e Consultora Jurídica abriu o encontro abordando artigos da Lei Maria da Penha que estabelece aspectos como medidas protetivas, mecanismos para coibir e punir com mais rigor atos de violência contra a mulher e acompanhamento psicossocial do agressor. Ainda citou exemplos que caracterizam violência doméstica e psicológica e orientou sobre a Lei do Feminicídio e órgãos onde denunciar. São eles: Delegacias da Mulher, Ministério Público, Conselhos Tutelares e a Central de Atendimento à Mulher 180, um serviço com o objetivo de receber denúncias ou relatos de violência, e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente.

“Esse encontro busca esclarecer e levar conhecimento de medidas de enfrentamento ao combate a violência e discriminação contra mulheres, bem como incentivar o empoderamento feminino”, afirmou a advogada. Para ela, raras são as mulheres que conhecem seus direitos e o que pode e não pode ser feito dentro das Leis. A Advogada também respondeu questionamentos de participantes.

Já a administradora regional do Guará, Luciane Quintana ressaltou a importância de celebrar a data e parabenizou a iniciativa afirmando que a mulher tem uma forca interior muito grande e se ela conhece a verdade dos órgãos competentes, conhece a verdade dela, dos filhos e do esposo, ela será uma mulher que não se submeterá a ter uma vida de migalhas. “Porque ninguém merece ter uma vida de migalhas, nem homem ou mulher, crianças ou idoso” disse. Quintana lembrou ainda de outras ações que estão sendo realizadas no Guará, especialmente as de combate à dengue e o Projeto Guará sem Lixo.

Em seguida foi servido um lanche comunitário oferecido aos presentes.

Os Encontros da Horta Comunitária são realizados quinzenalmente aos sábados de 9h às 12h, na QE 38.