Como está sua rotina diante de tantas mudanças?

Dicas da personal trainer, Mariana Boquady, do Integrado Treinamento Funcional na QE 15, para aliviar os efeitos do isolamento

Desde março fomos pegos de surpresa pela pandemia do covid-19, rotinas de trabalho e atividades diárias foram afetadas.

Pessoas que nunca tiveram experiência com home officer (trabalho em casa) tiveram que se adaptar em tão pouco tempo, algumas ainda estão se adaptando, crianças em casa o dia todo não é tão simples, desemprego chegou e o sentimento de desespero vem à tona, entre tantas outras coisas que chegaram com tudo sem avisar.

Pensando sobre isso, nós do integrado queremos ajudar você com dicas simples e muito importantes sobre a importância de uma rotina mesmo em meio a todas as incertezas e inseguranças que nos cercam.

A rotina é extremamente importante para nos deixar ativos, dispostos, saudáveis mental e fisicamente. Não olhe para a rotina como uma inimiga, pelo contrário, ela é sua aliada.

A rotina é sua, você tem autoridade para flexibilizá-la.

Vamos lá, seguem 4 dicas importantes para te ajudar na sua uma rotina:

 

Despertar cedo – a hora do criador

Como diz nosso terapeuta Adriano Alves, acordar cedo é a hora do criador.

As primeiras horas do dia são favoráveis para prática da oração, meditação e gratidão a deus. Essas práticas dão um “start” para o funcionamento do nosso corpo, mente e espirito. Precisamos dessa integração e abastecimento para iniciar o dia.

 

Movimento do corpo

Movimentar o corpo logo pela manhã proporciona um dia mais leve, com menos dores e tensões. E o movimento pode ser com:

Alongamento – excelente prática pra “acordar o corpo” de forma lenta e evoluindo aos poucos, pois movimentos muito bruscos ao acordar podem gerar mais tensões para o dia. O alongamento com a respiração consciente proporciona mais amplitude e qualidade.

Exercícios aeróbicos – pode ser uma caminhada, se você mora é prédio pode subir e descer escadas ou até um treinamento online orientado por um profissional de educação física. Essas atividades aumentam a frequência cardíaca, melhoram o poder da digestão e nossa capacidade pulmonar, aumentam o consumo de calorias. Além de promover o bem estar, te deixa disposto, aumenta a oxigenação no cérebro, melhora nossa capacidade cognitiva, criatividade, alivia a ansiedade e agitação mental, e pode despertar boas ideias nessa quarentena.

 

Beba água

O consumo de água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Manter a hidratação do corpo adequada ajuda na defesa imunológica contra infecções. E a desidratação muda a fluidez do sangue, interferindo no transporte de nutrientes e oxigênio e na atividade adequada das células. Consequentemente, atrapalha também a resposta imunológica adequada.

Beba mais agua durante o dia e de noite diminui o consumo pra ter um sono duradouro, sem interrupções para ir ao banheiro.

 

Banho frio e morno/quente

O ideal é o banho frio pela manhã, se possível depois dos exercícios do início da manhã. O banho frio tira você da “mesmice”, te deixa mais esperto, melhora pele e cabelo, aumenta imunidade, melhora a circulação sanguínea. Te deixa ativo pra viver o dia

Banho morno/quente – excelente para o final do dia, proporciona relaxamento, desacelera a mente. É um preparo maravilhoso para um excelente sono.