Novas calçadas promovem mais mobilidade ao guaraense

Uma parceria entre a Secretaria de Obras e a Administração Regional do Guará resultou no atendimento à uma demanda importante de mobilidade para quem precisa acessar ao Hospital Regional do Guará. Projetada para ocupar uma extensão de 2,5 km, a calçada vai beneficiar centenas de pessoas na região. A obra inclui a largura de 2 m que contribui para a travessia mais confortável e segura. Outras áreas da cidade também estão recebendo as obras das novas calçadas. Ao todo, serão investidos R$  257.604,63 pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

“As obras impactam diretamente parte da população guaraense que mantém o hábito de acessar aos locais a pé e de bicicleta. Uma calçada bem nivelada oferece mais segurança, especialmente, aos nossos idosos, cadeirantes e mães com carrinhos de bebê que precisam ir até o hospital, por exemplo”, ressalta a administradora regional, Luciane Quintana.

Para  a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Oliveira Costa, as melhorias trazem impacto direto na segurança de quem  passa pelo local. “A calçada facilita o deslocamento dos pacientes que entram e saem do HRGU. Aqui é um local onde circulam muitos veículos, a maioria em alta velocidade, incluindo ônibus”, afirma.

As cidades do Distrito Federal apresentam um aspecto bem atraente com as novas calçadas. Mais largas e espessas, estão por toda parte e têm agradado à população.

Morador há quase 40 anos da região, Ericsson Ueustorgio considera que a obra da nova calçada resolveu uma demanda antiga  e que causava muitos transtornos à população.  “Antigamente, a calçada que existia aqui era desnivelada, a gente tropeçava, os idosos reclamavam, não tinha como fazer  uma caminhada boa por aqui, agora ela está sem buraco. Ficou 10”, avalia.

 

Novas calçadas no DF

Na busca por qualidade de vida para os pedestres, o Governo do Distrito Federal investiu mais de R$ 1,5 milhão em calçadas. Foram, pelo menos, 166 mil metros de caminhos pavimentados para garantir conforto e segurança à população de diversas regiões administrativas, apenas uma parte dos contratos em vigência para esse tipo de serviço.

“Nossa maior preocupação é construir calçadas acessíveis, mais espaçosas e de alta qualidade, garantindo a durabilidade e elevando a segurança que a população precisa”, afirma o diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Lemos.

As novas calçadas seguem um padrão criado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Seja no Plano Piloto ou no Itapoã, a largura tem de ser a mesma: dois metros. Assim como a espessura: entre seis e oito centímetros. Todas com padrão ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).