Com a pandemia provocada pelo Covid-19, mudanças de hábitos afetaram diretamente o orçamento doméstico. Ferramentas como o Pricebook! atendem às necessidades atuais dos consumidores e auxiliam na tomada de decisões inteligentes de compras, nas quais a informação é a melhor moeda.
O aplicativo otimiza decisões de compras dos consumidores, principalmente, quando se trata de produtos de consumo recorrentes, sejam individuais ou familiares.
Produtos de consumo recorrentes são todos aqueles que o consumidor compra de forma contínua e frequente (diária, quinzenal ou mensal),tais como alimentos, bebidas, material de limpeza, produtos de higiene pessoal, produtos para pets e suprimentos de forma geral; e, ainda, acompanhar os preços de quaisquer outros produtos que sejam relevantes para o usuário.
O aplicativo funciona através da simples leitura do código de barras, coloca na palma da mão do usuário as informações referentes ao histórico de preços de um determinado produto e marca, identificando os últimos preços pagos e datas , assim como, a variação de preços dentro de um determinado período, se existir, ajudando, assim, o consumidor a tomar a melhor decisão de compra.
Morador do Guará e frequentador dos supermercados da cidade, Alexandre Soares, analista de sistemas, explica que “com o uso do Pricebook!, a gente consegue dimensionar a relação do aumento de preço dentro do próprio mercado, com a leitura do código de barras e lançando os preços a diferença de um determinado produto, o quanto ele subiu de preço. Se eu compro no mercado A, vou a outro, tenho como avaliar esse percentual de aumento entre eles. Isso nos dá condições de tomar a melhor decisão de compra e escolher o melhor supermercado”,
Diferente da maioria das soluções no mercado, o aplicativo não foca a comparação de preços entre pontos de venda, mas, sim, nos produtos e marcas que cada consumidor considera prioritário na sua cesta de consumo pessoal ou familiar, sendo, assim, totalmente customizado e de acordo com o perfil de consumo de cada usuário, independentemente da classe social, da localidade de sua residência ou do ponto de venda.
O CEO do Pricebook, Paulo Melo, que é PhD com pesquisas voltadas para Inovação pelo WIT, na Irlanda, e Mestre em Negócios pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, destaca que “ O Pricebook é uma ferramenta poderosa de empoderamento do consumidor, na medida que disponibiliza ao consumidor todas as informações que permitem uma decisão de compra inteligente, otimizando sempre os recursos disponíveis”, finaliza.
O aplicativo Pricebook está disponível gratuitamente nas principais lojas de App como o Google Play e a Apple Store. Outras informações, no site www.pricebook.com.br e no Instagram: @pricebookbr