Horta Comunitária e Instituto Arapoti lançam Ecograna, moeda social com valor de compra no mercado

A partir do dia 31 de outubro, passa a circular a Ecograna, um projeto social do Instituto Arapoti em parceria com a Horta Comunitária. A ideia é permitir que a comunidade do Guará converta seu lixo reciclável em dinheiro.

O funcionamento é simples, basta levar o seu lixo reciclável, devidamente separado, ao posto de troca: a Horta Comunitária do Guará, na QE 38, atrás do posto de saúde. O material será pesado trocado por Ecograna, uma moeda social com valor de compra em comércios cadastrados. A padaria Paihoca da QE 38 já é credenciada, por exemplo.

Valor

A cada 1kg de garrafas pets ou latinhas de alumínio, por exemplo, recebe-se  1 Ecograna, que equivale a R$ 1. Este dinheiro pode ser usado em compras nos estabelecimentos cadastrados. Também podem ser   trocados:  papel, papelão, jornais e até óleo de cozinha.

O projeto é inspirado em uma experiência realizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde cerca de 2 mil habitantes conseguem reaproveitar toneladas de resíduos recicláveis.  Os idealizadores em Brasília pretendem promover a integração de empresas e moradores da cidade e despertar a consciência ambiental.

Lançamento da Ecograna
  • 31 de outubro de 2020, 9h às 12h
  • HORTA COMUNITÁRIA DO GUARÁ –
  • QE 38, conjunto U, atrás da UBS (posto de saúde 05)